MPSC e instituições parceiras promoverão evento com palestras e ações educativas no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Para marcar a data, 9 de dezembro, será realizada no auditório da Instituição a iniciativa “Educando Cidadãos: construindo cidadanias ativas”. Referências do exterior e do país no tema proferirão palestras. 

01.12.2025 17:44
Publicado em : 
01/12/25 08:44

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro (terça-feira), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), órgãos e entidades parceiras promoverão uma programação especial. Será realizado o evento intitulado “Educando Cidadãos: construindo cidadanias ativas”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, com transmissão pelo canal do MPSC no YouTube

A iniciativa, a partir das 9h, contará com palestras e debates com referências nacionais e do exterior, além de mobilização cultural pela educação, ética e cidadania, homenagens e assinatura de atos que ampliam ações conjuntas. O objetivo é estimular reflexão, conscientização e atitude na prevenção e no enfrentamento à corrupção. O evento fará parte da Semana do Ministério Público - o dia do Ministério Público é comemorado em 14 de dezembro e entre as atividades previstas está a entrega da quarta edição do Prêmio José Daura, no dia 12 de dezembro. 

A programação é conduzida pelo programa Educando Cidadãos, institucionalizado pelo MPSC em 2025, e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Estão envolvidas as mais de 60 instituições parceiras do Educando Cidadãos, que também participam na organização e no apoio. Pela manhã, ocorrerão palestras e debates; à tarde, apresentações culturais, homenagens com a entrega do “Selo Amigo do programa Educando Cidadãos” e assinaturas de adesão. 

“A educação, a ética e a cidadania ativa são as bases para prevenir a corrupção. Por isso, pensamos e desenvolvemos ações que unem conhecimento, cultura e diálogo para fortalecer valores éticos e educacionais. Ao longo do ano, fortalecemos esse pensamento com o Educando Cidadãos e a cada dia pretendemos ampliar o alcance junto a estudantes, instituições e à sociedade como um todo”, afirmou a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi. 

Mudanças na programação

Em razão da previsão de um ciclone no Estado, a programação que marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção foi alterada. A abertura oficial segue às 9h com assinatura dos acordos de cooperação, palestras e entrega do selo "Amigo do Programa Educando Cidadãos". 

Já a programação da tarde, dedicada a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, foi adianda em devido ao cancelamento das aulas na data. Veja abaixo como ficou. 

Destaques da programação 

 

Palestra internacional 

O professor italiano Alberto Vannucci, da Universidade de Pisa, considerado um dos maiores especialistas na Operação Mãos Limpas, na Itália, proferirá a palestra principal por videoconferência, aberta ao público, pela manhã. Vannucci é referência mundial em estudos sobre corrupção político-administrativa e crime organizado. Em 2024, recebeu o International Anticorruption Excellence Award, promovido pelo UNODC. 

Segundo o coordenador do programa Educando Cidadãos, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, a participação de Vannucci será um momento marcante. “A sua abordagem crítica e fundamentada oferece diagnóstico preciso das estruturas corruptas e caminhos concretos para fortalecer a integridade institucional e a cidadania ativa”, declarou. 

 

Inscrições 

Para participar presencialmente do evento é necessário se inscrever até 7 de dezembro na página do CEAF: https://ead.mpsc.mp.br/login/index.php.

 

Segundo painel 

Ainda durante a manhã, as Promotoras de Justiça Luciana Asper y Valdés (MPDFT) e Renata Dantas de Morais e Macedo (MPGO) apresentarão o tema “Educando Cidadãos: o Estado de Direito e a construção de cidadanias”, tendo como debatedores o advogado Tullo Cavallazzi Filho e o professor Márcio Ricardo Staffen (Univali). 

 

Assinaturas e novas iniciativas 

Serão formalizadas novas parcerias junto ao programa Educando Cidadãos, por exemplo, com a Coordenação da Maçonaria Internacional, a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf), a Univali, a Facisc e os Escoteiros do Brasil.  

Também será apresentado o plano de ação da Secretaria de Estado da Educação (SED), que em outubro aderiu ao Educando Cidadãos por meio de uma cooperação técnica. Estão previstas atividades de educação ética, cidadania e integridade a mais de 280 mil estudantes e 29 mil professores da rede estadual. A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis também fará uma exposição de suas iniciativas.  

Selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos” 

A entrega do selo, que ocorreria no turno da tarde, foi adiantada para a manhã. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC