MPSC denuncia 14 integrantes de facção criminosa em Mafra
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação penal contra 14 pessoas que supostamente integram uma facção criminosa no Planalto Norte do Estado. Entre os denunciados estão os supostos comandante regional e o chefe da facção em Mafra. O grupo criminoso estaria atuando de forma organizada no tráfico de drogas na região.
A ação penal apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mafra demonstra que os integrantes da organização atuavam de forma coordenada, alimentada pelo pagamento de dízimos e com funções individuais bem definidas, apuradas a partir do material apreendido no cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa de um dos membros desse grupo, em janeiro deste ano.
A partir daí, foi possível identificar as pessoas que seriam, além do chefe local, seu superior regional e seu auxiliar imediato, e os demais integrantes, responsáveis diretos pelo armazenamento, estocagem e venda de drogas ilícitas na região de Mafra. Foi apurado, ainda, que o suposto grupo criminoso atuaria mediante o porte ou posse ilegal de armas e se utilizaria do serviço de adolescentes.
Todos os acusados estão presos preventivamente ou por condenação em outros crimes, com exceção de um que está foragido. Eles foram denunciados, de acordo com a participação individual de cada um deles, pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo.
A denúncia aguarda o recebimento pelo Poder Judiciário. Após o recebimento, os acusados serão considerados réus na ação penal, na qual poderão exercer amplo direito à defesa e ao contraditório.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente