MPSC cria Escritório de Ciências de Dados Criminais
Por meio da assinatura do ato 868/2025, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) criou o Escritório de Ciências de Dados Criminais (EDC). O órgão será responsável pela coordenação e estruturação de dados do sistema de justiça criminal, incluindo informações da área policial, judicial e penitenciária. Em relação à organização institucional, o EDC será vinculado ao Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR).
''Com isso, teremos condições de trabalhar sob o paradigma da segurança pública baseada em evidências. Isto é, aproveitar o acúmulo de conhecimento nas ciências sociais que indicam o que funciona e o que não funciona na segurança pública. Saber o que está funcionando e o que precisa melhorar. E para isso são necessários que os dados sejam estruturados e tratados para que possam ser úteis'', complementa.
O objetivo do Escritório será estruturar bancos de dados que permitam subsidiar o trabalho do Ministério Público na esfera da segurança pública. Nesse contexto, a criação do EDC está relacionada com o cumprimento do artigo 4º da Resolução CNMP n. 278/2023. O documento determina que cada ramo e unidade do Ministério Público deve normatizar a distribuição e os limites das atribuições de tutela coletiva de segurança pública.
O EDC poderá atuar de forma isolada ou em conjunto com outros órgãos do MPSC, além de firmar acordos de cooperação com outras entidades do sistema de justiça criminal para promover o intercâmbio e acesso a dados e informações. Também será responsável pela elaboração de diagnósticos criminais e relatórios, com o intuito de subsidiar a atuação ministerial. Além disso, o Escritório também desenvolverá painéis interativos que serão disponibilizados para o público externo.
Atualmente o principal projeto do EDC é a estruturação do banco de dados que vai permitir a elaboração do Mapa do Feminicídios. Serão compiladas as informações acerca de todas as mortes violentas intencionais consumadas de mulheres em Santa Catarina.
Confira o ato de criação do ECD na íntegra, clicando aqui .
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente