MPSC conquista prêmio Ser Humano com Programa Aprendiz
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conquistou o prêmio "Ser Humano SC 2019" na categoria Gestão de Pessoas - Desenvolvimento, como reconhecimento pelo Programa Aprendiz desenvolvido pela Instituição. Pioneiro no Ministério Público brasileiro, o Programa seleciona jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social, com a intenção de criar oportunidades e contribuir para o seu desenvolvimento social e profissional, auxiliando-os na inserção no mercado de trabalho.
Criado em 2016, o programa passou por uma ampliação no último ano, permitindo que mais jovens tenham a chance de participar e contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. Além do aumento no número de vagas, ampliado de 20 para 30, o projeto passou a ser executado em mais oito cidades - São José, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages e Laguna ¿ além da capital.
"O Prêmio é o reconhecimento de que o Programa faz diferença na Instituição, de que a Comissão envida esforços necessários para sua execução com excelência e de que, sobretudo, faz diferença na vida dos jovens que participam", comentou a servidora da Coordenadoria de Recursos Humanos do MPSC (CORH) e Secretária da Comissão de Acompanhamento do Programa Aprendiz, Juliana Martins Barreto Abreu, que inscreveu o Programa no Prêmio.
A comissão de Acompanhamento do Programa Aprendiz é composta pelo Coordenador de Recursos Humanos e Presidente da Comissão, Andreas Jumes, pela servidora Juliana Martins Barreto Abreu, da CORH, pelos servidores do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), a Analista em Psicologia, Daphne de Castro Fayad, a Analista em Serviço Social, Ana Soraia Haddad Biasi, o Assessor de Gabinete, Volmir Zolet da Silva Junior, a Assessora Jurídica, Deborah Cristina Delgado Guerreiro e pela Analista em Pedagogia do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Gisela de Amorim Costa.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o Prêmio Ser Humano SC tem como objetivo reconhecer estudantes, profissionais e organizações públicas e privadas que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e da organização. O evento de premiação acontece no dia 19 de março de 2020, na cidade de Itajaí.
O Programa Aprendiz
O Programa Aprendiz seleciona jovens para ocuparem vagas em diversas áreas do MPSC, por até dois anos, recebendo um salário-mínimo como remuneração. Na Grande Florianópolis, a entidade responsável pela seleção dos aprendizes e pelo desenvolvimento do programa é a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (RENAPSI) e, no interior, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Para ser selecionado, é necessário ter entre 14 a 18 anos e estar cursando o quinto ano do ensino fundamental ou o ensino médio, além de atender, conforme dispõe o Ato n. 389/2018/PGJ, a um ou mais dos seguintes requisitos: ser oriundo de família com renda per capita inferior a dois salários mínimos; ser egresso do sistema de cumprimento de medidas socioeducativas; estar em cumprimento de medida socioeducativa; ser egresso de serviço ou programa de acolhimento; estar inserido em serviço ou programa de acolhimento; estar em situação de vulnerabilidade. Além disso, 20% das vagas são destinadas a jovens com deficiência, sem limitação de idade. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail aprendiz@mpsc.mp.br, ou pelo telefone (48) 3330-2569.
RELEMBRE O INÍCIO DO PROGRAMA
Pioneiro no Ministério Público brasileiro, o Aprendiz atende jovens de 14 a 18 anos que estejam em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida ou semiliberdade, em entidade de acolhimento institucional, em situação de vulnerabilidade ou que sejam oriundos de família com renda per capita inferior a dois salários mínimos.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores