MPSC apura suspeita de casos de negligência médica em Itapoá
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma notícia de fato para apurar supostos casos de negligência e/ou imperícia médica ocorridos no pronto atendimento 24 horas de Itapoá. Os pacientes, um idoso e um bebê, teriam sido liberados com quadros clínicos graves, culminando na morte da criança, que tinha apenas oito meses de idade.
No procedimento, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapoá solicitou esclarecimentos detalhados sobre o caso à coordenação administrativa do pronto atendimento da cidade e à Secretaria de Saúde do município. Além disso, o Poder Executivo municipal foi oficiado para informar quais providências estão sendo adotadas em relação ao caso.
Os órgãos públicos têm 48 horas para prestar as informações requeridas pelo MPSC, bem como encaminhar os dados sobre a qualificação completa dos profissionais de saúde que prestaram os atendimentos e os prontuários médicos dos dois pacientes.
O Promotor de Justiça Caio Rothsahl Botelho, titular da 1ª Promotoria de Justiça, destaca que, "no caso sob análise, tem-se que dois pacientes procuraram a Unidade de Pronto Atendimento por mais de duas vezes e, ao que tudo indica, foram liberados precocemente, sem a realização de exames clínicos que comprovassem o efetivo diagnóstico. Dias depois, a criança de oito meses faleceu e o idoso foi hospitalizado no Hospital São José".
Conforme consta na notícia de fato instaurada pelo MPSC, o homem compareceu à unidade de pronto atendimento de Itapoá com fortes dores abdominais. Após receber alta médica e continuar com os sintomas, ele retornou à unidade, onde foi constatada uma infecção no apêndice nível 4. Ele foi levado ao Hospital São José, onde foi realizada uma cirurgia.
Quanto ao bebê, após três atendimentos consecutivos na UPA de Itapoá, os médicos supostamente informaram que não tinha nenhum sintoma. No entanto, a criança passou mal novamente em casa e foi levada ao Hospital Infantil em Joinville, onde foi entubada. Após exames, foi constatada uma infecção generalizada e broncopneumonia em estado avançado, e ela vindo a óbito.
"Asaúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituição Federal. O MPSC continua a investigar o caso para garantir que esse direito seja respeitado", ressalta o Promotor de Justiça.
Últimas notícias
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
31/03/2026Educação, cidadania e esporte: Atletas da seleção brasileira de surfe júnior participam de formação com foco no combate à corrupção
31/03/2026Recursos destinados pelo MPSC viabilizam reforma da sala de visitas no Presídio Regional de Tubarão
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste