MPSC apresenta novo Sistema de Acompanhamento das Internações Psiquiátricas
Nesta quarta-feira (12/3), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP) e com auxílio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou um curso para capacitar os integrantes dos estabelecimentos de saúde que fazem internação psiquiátrica em Santa Catarina a utilizarem o novo Sistema de Acompanhamento das Internações Psiquiátricas (SAIP/SC). A reunião foi realizada de forma on-line, em uma sala virtual da plataforma Teams, das 10h até as 12h.
Ao iniciar a capacitação, o Coordenador do CSP, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do curso. Douglas ressaltou que o objetivo da reunião é apresentar o SAIP, que substituirá o antigo Sistema de Cadastro de Internações Psiquiátricas Involuntárias (CIPI), atualmente utilizado para a comunicação das internações ao MPSC.
"O CIPI é um sistema desenvolvido há cerca de 20 anos. Por ser uma plataforma antiga, não estávamos conseguindo realizar mudanças, alterações e atualizações nesta ferramenta. Algumas questões de dados importantes necessitavam de correções. A partir de 2020, começamos a pensar no desenvolvimento de um sistema mais atualizado, modernizado e seguro, que facilitasse a comunicação do MPSC com as unidades de internação hospitalar", declarou.
Colaborador da empresa que está desenvolvendo o SAIP, Geovanni Fernandes Fioretti da Silva apresentou o funcionamento da nova plataforma, a forma de adesão e o acesso à ferramenta com o intuito de ensinar os participantes do curso a fazerem o cadastro de uma internação psiquiátrica. "Atualmente, estamos com a primeira versão do SAIP, uma ferramenta que está em constante evolução. O sistema possui algumas funcionalidades novas. Além disso, já estamos trabalhando com as possíveis melhorias", explicou.
Durante a capacitação, os participantes também puderam sanar dúvidas acerca do sistema. A ferramenta está em fase de testes e o novo sistema deve entrar em vigor apenas no dia 31 de março. Antes disso, internamente será encaminhado um material de orientação sobre o uso da ferramenta às Promotorias de Justiça e realizado uma capacitação para os membros do MPSC para esclarecer dúvidas.
A comunicação das internações psiquiátricas involuntárias ao Ministério Público é uma obrigação prevista na Lei 10.216/2001. Com o desenvolvimento do SAIP, o MPSC busca facilitar o acompanhamento das internações psiquiátricas comunicadas pelos estabelecimentos de saúde.
Reduzir a insuficiência/deficiência da rede de atenção psicossocial
Esta prioridade institucional tem por objetivo qualificar a atuação do MPSC em demandas voltadas à saúde mental, visando contribuir para a melhoria da Rede de Atenção Psicossocial e a salvaguarda dos direitos das pessoas com doenças e transtornos mentais.
Plano Geral de Atuação (PGA)
Esta iniciativa é uma das prioridades do Plano Geral de Atuação (PGA), o qual define os principais projetos que serão desenvolvidos pelo Ministério Público durante dois anos (2024/2025). O PGA representa um recorte de curto prazo das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico para o período de 2022 a 2029. Na área da saúde pública, uma das metas é capacitar 50% das Promotorias de Justiça que atuam na Cidadania para acompanhamento das Internações Psiquiátricas por meio do SAIP-SC.
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste