MPSC apresenta novo Sistema de Acompanhamento das Internações Psiquiátricas
Nesta quarta-feira (12/3), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP) e com auxílio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou um curso para capacitar os integrantes dos estabelecimentos de saúde que fazem internação psiquiátrica em Santa Catarina a utilizarem o novo Sistema de Acompanhamento das Internações Psiquiátricas (SAIP/SC). A reunião foi realizada de forma on-line, em uma sala virtual da plataforma Teams, das 10h até as 12h.
Ao iniciar a capacitação, o Coordenador do CSP, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do curso. Douglas ressaltou que o objetivo da reunião é apresentar o SAIP, que substituirá o antigo Sistema de Cadastro de Internações Psiquiátricas Involuntárias (CIPI), atualmente utilizado para a comunicação das internações ao MPSC.
"O CIPI é um sistema desenvolvido há cerca de 20 anos. Por ser uma plataforma antiga, não estávamos conseguindo realizar mudanças, alterações e atualizações nesta ferramenta. Algumas questões de dados importantes necessitavam de correções. A partir de 2020, começamos a pensar no desenvolvimento de um sistema mais atualizado, modernizado e seguro, que facilitasse a comunicação do MPSC com as unidades de internação hospitalar", declarou.
Colaborador da empresa que está desenvolvendo o SAIP, Geovanni Fernandes Fioretti da Silva apresentou o funcionamento da nova plataforma, a forma de adesão e o acesso à ferramenta com o intuito de ensinar os participantes do curso a fazerem o cadastro de uma internação psiquiátrica. "Atualmente, estamos com a primeira versão do SAIP, uma ferramenta que está em constante evolução. O sistema possui algumas funcionalidades novas. Além disso, já estamos trabalhando com as possíveis melhorias", explicou.
Durante a capacitação, os participantes também puderam sanar dúvidas acerca do sistema. A ferramenta está em fase de testes e o novo sistema deve entrar em vigor apenas no dia 31 de março. Antes disso, internamente será encaminhado um material de orientação sobre o uso da ferramenta às Promotorias de Justiça e realizado uma capacitação para os membros do MPSC para esclarecer dúvidas.
A comunicação das internações psiquiátricas involuntárias ao Ministério Público é uma obrigação prevista na Lei 10.216/2001. Com o desenvolvimento do SAIP, o MPSC busca facilitar o acompanhamento das internações psiquiátricas comunicadas pelos estabelecimentos de saúde.
Reduzir a insuficiência/deficiência da rede de atenção psicossocial
Esta prioridade institucional tem por objetivo qualificar a atuação do MPSC em demandas voltadas à saúde mental, visando contribuir para a melhoria da Rede de Atenção Psicossocial e a salvaguarda dos direitos das pessoas com doenças e transtornos mentais.
Plano Geral de Atuação (PGA)
Esta iniciativa é uma das prioridades do Plano Geral de Atuação (PGA), o qual define os principais projetos que serão desenvolvidos pelo Ministério Público durante dois anos (2024/2025). O PGA representa um recorte de curto prazo das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico para o período de 2022 a 2029. Na área da saúde pública, uma das metas é capacitar 50% das Promotorias de Justiça que atuam na Cidadania para acompanhamento das Internações Psiquiátricas por meio do SAIP-SC.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente