MPSC ajuíza ação contra ex-prefeito de Palmeira e outras três pessoas para buscar o ressarcimento de valores gastos em licitações supostamente fraudadas
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação de ressarcimento aos cofres públicos de Palmeira. O objetivo é fazer que quatro pessoas devolvam ao município os valores referentes a duas licitações supostamente fraudadas em 2011 para a locação de veículos e a contratação de uma retroescavadeira. O montante chega a R$ 158.698,84, somando os juros e a correção monetária.
Os réus são um ex-prefeito, um ex-secretário de Administração já falecido e um casal de empresários. Segundo consta nos autos, eles teriam arquitetado o esquema para obter vantagens ilícitas.
Na época, o Poder Executivo de Palmeira lançou duas licitações por carta convite. Uma delas visava alugar um automóvel para o gabinete do prefeito e uma camionete para a Secretaria de Obras e Meio Ambiente. A outra tinha por objetivo contratar os serviços de uma retroescavadeira hidráulica para terraplanagem, limpeza e escavação de cascalheiras.
Cada licitação teve três empresas inscritas; duas ficavam no mesmo endereço e pertenciam ao casal, em uma clara afronta à legalidade. As outras foram incluídas apenas para dar aparente lisura aos certames. O dono de uma delas inclusive declarou posteriormente que nunca foi convidado para participar de licitações em Palmeira e que a assinatura presente na documentação não pertencia a ele.
Vale ressaltar que o ex-prefeito e o ex-secretário teriam sido orientados pela própria administração municipal a anular ambas as licitações devido a uma série de ilegalidades, mas determinaram a continuidade dos processos. Por fim, uma das empresas do casal foi declarada vencedora dos dois certames e alugou para a Prefeitura um Renault Sandero que, segundo as investigações, pertencia ao próprio prefeito.
O Promotor de Justiça da Comarca de Otacílio Costa, José da Silva Júnior, explica que o prazo para o ajuizamento de uma ação por improbidade administrativa já prescreveu, mas que a reavaliação de um inquérito instaurado na época dos fatos evidenciou a possibilidade de cobrança do ressarcimento ao município. Quem causa danos ao erário fica permanentemente obrigado a restituir os cofres públicos, explica.
A Lei 8.429/1992 diz que o dano ao erário se traduz legalmente como a ação ou omissão dolosa que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas - no caso, o Município de Palmeira. Visivelmente, os réus frustraram a licitude dos processos licitatórios e precisam devolver esses valores com juros e correção, conclui o Promotor de Justiça.
O ex-secretário de Administração faleceu em 2021, mas o processo de inventário não foi concluído. O objetivo é que parte dos bens seja destinada ao ressarcimento dos cofres públicos de Palmeira.
Últimas notícias
07/01/2026MPSC consegue aumento de pena para homem que tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
07/01/2026Protocolo “Não é não” entra em campo: combate à violência contra mulheres chega aos estádios catarinenses
07/01/2026MPSC requisita informações a órgãos da saúde e meio ambiente para apurar qualidade sanitária das praias da Capital
07/01/2026Como requerido pelo MPSC, gratificação a Advogados e Procuradores do Legislativo de Florianópolis é declarada inconstitucional e deixa de ser paga
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil