22.01.2008

MP-PR e MPSC propõem recomendação para regularizar atendimento bancário em Rio Negro e Mafra

Os Ministérios Públicos do Paraná e de Santa Catarina expediram recomendação administrativa conjunta aos bancos que atuam nas comarcas de Rio Negro (PR) e Mafra (SC).

Os Ministérios Públicos do Paraná e de Santa Catarina expediram recomendação administrativa conjunta aos bancos que atuam nas comarcas de Rio Negro (PR) e Mafra (SC). O objetivo principal dos MPs é garantir que as instituições bancárias respeitem os direitos dos clientes da região. As duas Promotorias de Justiça têm recebido diversas reclamações de pessoas questionando os serviços oferecidos pelos bancos nas duas cidades. As principais queixas dão conta da demora no atendimento, com longa permanência em filas, e da falta de suporte específico para pessoas idosas e deficiente.

Pelo documento enviado no dia 21 de janeiro de 2007,  entre outros pontos, as agências bancárias devem garantir pessoal suficiente para que os atendimentos sejam realizados em no máximo 20 minutos em dias de movimentação normal, até 30 minutos no dia que anteceder ou suceder a feriado e dias de pagamento do funcionalismo público, e até 35 minutos nos dias de lançamento de programas sociais de governos Municipal, Estadual ou Federal. Os bancos também deverão garantir suporte completo para atender pessoas idosas ou portadoras de necessidades especiais, bem como deixar à vista dos clientes as determinações da recomendação e os telefones de contato do órgão fiscalizador (PROCON).
Fonte: 
Assessoria de Comunicação Social do MP-PR