25.11.2009

Ministério Público de Santa Catarina sedia reunião do CNPG e dos grupos de trabalho do conselho nacional

O CNPG reuniu-se na quarta-feira (25/11), na sede do Ministério Público de Santa Catarina. Durante a reunião cada grupo de trabalho do CNPG fez um balanço das suas atuações ao longo do ano e expôs as suas metas.

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) reuniu-se na quarta-feira (25/11), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante a reunião, que iniciou às 10h30 e seguiu no período da tarde, cada grupo de trabalho do CNPG fez um balanço das suas atuações ao longo do ano e expôs as suas metas.
"Temos como objetivo, além de nos conhecermos, conjugar esforços na implementação de metas já definidas", disse o Presidente do CNPG, Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que assumiu a presidência do conselho recentemente.
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), presidido pelo Chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, foi o primeiro a relatar o trabalho realizado nos últimos meses. Gercino ressaltou o sucesso da operação de combate à sonegação, deflagrada em 12 Estados e no Distrito Federal com o objetivo de recuperar mais de R$ 4 bilhões sonegados.
"Desde que assumi o GNCOC fortalecemos e ampliamos a estratégia regional", lembrou Gercino, que em agosto assumiu o grupo para mandato de dois meses e foi reconduzido ao cargo em outubro, para mandato de um ano. A reunião do CNPG faz parte da programação do XVIII Congresso Nacional do Ministério Público, cuja abertura será na noite desta quarta-feira (25/11).
Além do PGJ de Santa Catarina e do Presidente do CNPG, também participam do encontro a Procuradora-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul e Vice-presidente da Região Sul, Simone Mariano da Rocha, o Procurador-Geral de Justiça de Rondônia e Vice-presidente da Região Norte, Ivanildo de Oliveira, a Procuradora-Geral de Justiça do Ceará e Vice-Presidente da Região Nordeste, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, e o Procurador-Geral de Justiça do Mato Grosso e Vice-presidente da Região Centro-Oeste, Marcelo Ferra de Carvalho.
Também participam do encontro os Promotores de Justiça catarinenses Affonso Ghizzo Neto, Coordenador Nacional da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", Andrey Cunha Amorim, Secretário Nacional do GNCOC, e Rafael de Moraes Lima, membro e representante do GNCOC na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Ativos (ENCCLA).
Participam, ainda, do encontro, representantes do Grupo Nacional de Direitos Humanos, de Efetivação do Controle Externo da Atividade Policial, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação, da Comissão Permanente de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, da Comissão Permanente de Defesa da Saúde , da Comissão Permanente de Combate à Violência nos Estádios de Futebol, e da Comissão Permanente de Acompanhamento Legislativo e Defesa das Prerrogativas Institucionais.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC