Live com participação do CIJE vai orientar sobre regras de campanha para eleições do Conselho Tutelar
O Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) participa, a partir das 14 horas desta sexta-feira (1º/9), de mais uma live voltada a divulgar orientações sobre o Processo de Escolha Unificado do Conselho Tutelar. A transmissão vai detalhar as regras para o período de campanha dos candidatos, e acontece exatamente um mês antes da eleição, marcada para 1º de outubro, em todo o Brasil.
Clique aqui para acompanhar a live
Temas como as condutas ilícitas e vedadas durante a campanha eleitoral, bem como as atividades de propaganda permitidas aos candidatos, serão apresentadas na transmissão. Essa será a quarta live orientativa sobre as eleições para o Conselho Tutelar com a participação CIJE neste ano. As transmissões são organizadas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Conselho Tutelar de Santa Catarina (GTICT/SC), que é coordenado pelo CIJE.
Clique aqui para rever as lives anteriores.
O Coordenador do CIJE, Eder Cristiano Viana, é quem representa o MPSC na ocasião. Integrantes dos demais órgãos que compõem o GTICT/SC também estarão no encontro dessa semana, como a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), a Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), e o Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC).
As lives são abertas ao público, mas buscam alcançar, principalmente, os membros das Comissões do Processo de Escolha, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, as Prefeituras Municipais, as Promotorias de Justiça (que realizam a fiscalização do Processo de Escolha), os Conselhos Tutelares, além dos demais interessados.
Escolha os conselheiros tutelares do seu município. Dia 1 de outubro, vote!
No dia 1 de outubro, eleitores de todo o Brasil poderão escolher as novas equipes dos Conselhos tutelares de suas cidades. Em Santa Catarina, os 295 municípios do estado escolherão cerca de 1,5 mil conselheiros. São pelo menos cinco conselheiros em cada um dos 295 municípios catarinenses.
Para ter direito a votar, basta o cidadão estar com sua situação regularizada no TRE, como em qualquer outra eleição, no prazo de 90 dias antes do pleito. Ou seja, todas as pessoas que, no dia 3 de julho deste ano estavam aptas a votar, podem comparecer às urnas no seu município.
A votação acontece no dia 1 de outubro de 2023, das 8h às 17h. Participe!
Últimas notícias
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
31/03/2026Educação, cidadania e esporte: Atletas da seleção brasileira de surfe júnior participam de formação com foco no combate à corrupção
31/03/2026Recursos destinados pelo MPSC viabilizam reforma da sala de visitas no Presídio Regional de Tubarão
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste