GAECO deflagra a Operação Vicker's visando o enfrentamento das organizações criminosas que atuam no Norte do Estado
A partir das 10h, o Coordenador Estadual do Gaeco, Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, os Promotores de Justiça Diogo Luiz Deschamps e Lanna Gabriela Bruning Simoni, o Delegado Regional de Joinville, Rafaello Ross e o Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), Coronel Iagã Indalêncio Cota estarão à disposição da imprensa para falar sobre a operação na sede do GAECO, em Joinville. R. Dona Francisca, 1020 - Centro.
Na manhã desta terça-feira (24/06), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul e à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapoá, deflagrou a Operação "Vicker's". Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de São Francisco do Sul e pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville. As atividades incluem também o cumprimento de seis mandados de prisão contra integrantes da organização e emitidos pela Justiça Catarinense.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas de forma simultânea nas cidades de Joinville, Itapoá, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha e Balneário Barra do Sul. O objetivo da operação é desarticular as atividades de uma organização criminosa de âmbito estadual, visando ainda à apreensão de drogas, armas e documentos que comprovem a estrutura criminosa, suas ramificações e sua atuação no Norte do Estado de Santa Catarina. Durante as primeiras atividades da operação já foram apreendidas duas armas, munições e entorpecentes.
A operação do GAECO está contando com os apoios da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, que, através de suas Unidades Operacionais, atuam em conjunto no cumprimento das medidas cautelares, na captura de foragidos e nas conduções em flagrante delito. A Operação conta, também, com apoio aéreo de um helicóptero Águia através do Batalhão de Aviação da Polícia Militar.
Para execução da Operação estão sendo mobilizados três membros do MPSC, 49 integrantes do GAECO, 48 Policiais Penais, 57 Policiais Militares, 23 Policiais Civis, 07 Bombeiros Militares, totalizando 187 agentes que estão operando nas ruas e em unidades prisionais em cumprimento das ordens judiciais.
Resultados da Operação
A Operação Vicker's resultou de informações apuradas após a Operação Purgatio, deflagrada no final do ano 2023 e que culminou nas prisões de diversos integrantes de facção criminosa com atuação no Município de São Francisco do Sul. Após a execução do "expurgo", aliada à atuação das forças policiais locais, foi possível observar um impacto direto nos índices criminais, resultando numa redução nos indicadores de letalidade violenta da cidade.
Agora, a Operação "Vicker's" é o resultado de meses de uma complexa investigação, que conta com a colaboração e união de esforços das forças de segurança pública do Estado, representando uma resposta direta e efetiva contra as atividades do crime organizado no Estado de Santa Catarina.
Operação "Vicker's"
O nome "Vicker's" foi escolhido em referência ao canhão "Vickers-Armstrong M-1917 (Mark XIX)", um equipamento de artilharia móvel com calibre de 152,4mm e adquirido pelas Forças Armadas Brasileiras em um esforço de modernização das defesas na região costeira do Brasil, principalmente por parte do Exército Brasileiro.
Durante o período da 2ª Guerra Mundial, os canhões Vickers foram instalados em fortificações costeiras, incluindo-se as instaladas na cidade de São Francisco do Sul, visando a proteger o porto, impedir o desembarque de inimigos ou a ação de submarinos na costa e a integração do sistema de defesa do litoral sul.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente