GAECO cumpre novas ordens judiciais em desdobramento da Operação Venefica
Na tarde desta segunda-feira (27/01), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à investigação da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, cumpriu três mandados de busca e apreensão com o objetivo de apurar se um dos réus da Operação Venefica, apesar da proibição judicial, estaria ainda exercendo a profissão de biomédico e atendendo pacientes de forma clandestina, em sua residência, com o auxílio de terceiros.
As ordens judiciais, expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, estão sendo cumpridas em três endereços distintos, todos na cidade de Joinville, por integrantes do GAECO.
Veja mais fotos da operação aqui.
Relembre a Operação Venefica
A Operação Venefica foi deflagrada em agosto 2023 pelo GAECO e pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Joinville. Na época, a investigação apurou a prática de crimes contra a saúde pública e de organização criminosa praticados por donos e funcionários de clínicas de emagrecimento, além de médicos e nutricionistas.
As investigações apuraram que o grupo criminoso receitava e produzia medicamentos voltados para o emagrecimento, ganho de massa magra, aumento de músculos, performance física, entre outros. Parte relevante das fórmulas continha substâncias de venda proibida.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente