Faixa do protocolo “Não É Não” é exibida no início do jogo entre Joinville e CSA

Iniciativa fomenta a conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres em estádios de futebol. 

25.02.2026 18:13
Publicado em : 
25/02/26 09:13

A entrada dos jogadores em campo na partida entre Joinville e CSA pela Copa do Brasil foi diferenciada. Nesta terça-feira (24/2), a faixa do protocolo “Não É Não” foi carregada por 10 mulheres na Arena Joinville. Elas representam instituições como o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da OAB Por Elas. A iniciativa fomenta a conscientização sobre a importância do combate à violência contra a mulher em estádios de futebol e oferece acolhimento para as vítimas. 

Durante o jogo, duas integrantes do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) de Joinville, identificadas com o colete roxo do protocolo, circularam pelo local. Elas possuem certificação para atuar e acolher vítimas em casos de violência, como constrangimento ou assédio.  

 

Sobre o protocolo “Não É Não”  

O protocolo “Não É Não” foi criado pela Lei Federal n. 14.786/2023 para prevenção ao constrangimento e à violência contra as mulheres em ambientes de lazer. Segundo a normativa, estabelecimentos em locais fechados com venda de bebida alcoólica devem ter pelo menos uma pessoa capacitada na equipe para implementar o protocolo.   

 Entre os principais objetivos da legislação estão, mediante a aplicação do protocolo, promover a proteção de mulheres e prevenir que sejam submetidas a situações de constrangimento e violência em espaços de lazer, no ambiente de casas noturnas e de boates, em espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows com venda de bebida alcoólica. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC