Ex-Prefeito e ex-Vice-Prefeito denunciados pelo MPSC são condenados por unanimidade
O médico Gilberto Carvalho, ex-Prefeito de Santa Cecília, foi condenado a dois anos e três meses de detenção, em regime aberto, e ao pagamento de 2,5% do valor do contrato licitado (o valor deverá ser apurado pelo Juízo da Execução). A mesma pena foi aplicada aos médicos Hamilton Camargo Gamba e Antônio César Camargo Gamba, que ocuparam os cargos de Secretário da Saúde e Promoção Social e Diretor do Departamento de Esportes, respectivamente, e eram proprietários da Policlínica Médica Santa Cecília.
Conforme a denúncia, em maio de 1995 ocorreu violação dos prazos legais de procedimento licitatório e exigências específicas de edital para favorecer a clínica de Hamilton e Antônio Gamba. A pena privativa de liberdade aplicada aos três foi substituída por duas restritivas de direitos (prestação de serviços à comunidade e pagamento de valor equivalente a 10 salários-mínimos).
Peculato de uso - A 1ª Câmara Criminal do TJ também condenou o ex-Vice-Prefeito de Irineópolis Gilson Preisler a dois anos de reclusão, em regime aberto. A mesma pena foi aplicada a Hellmuth Knoll Júnior, Julio Burak, Nelson Bendlin e Bruno Nascimento, os dois últimos servidores municipais.
O crime (peculato de uso) consistiu no uso de máquinas e servidores, autorizado por Preisler em 2001, em período em que comandou a Prefeitura, para realização de serviço particular que beneficiou apenas os condenados.
A pena privativa de liberdade aplicada aos cinco foi substituída por duas restritivas de direitos (prestação de serviços à comunidade e pagamento de valores equivalentes a 10 salários-mínimos, no caso de Preisler, e a 10 dias-multa para os demais). Os Desembargadores também inabilitaram o ex-Vice-Prefeito para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.
O MPSC foi intimado das decisões do TJ no dia 1º deste mês.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente