Em reunião com o MPSC, Federação Catarinense de Futebol confirma jogo entre Avaí e Figueirense para o sábado de Carnaval
Um encontro virtual organizado na tarde desta segunda-feira (24/2) pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital reuniu a Federação Catarinense de Futebol, a Polícia Militar de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis para debater sobre o esquema de segurança para a próxima partida entre Avaí e Figueirense pelo campeonato catarinense de futebol. Após amplo debate sobre a realização do jogo durante o Carnaval, considerando que estão previstos grandes eventos, com muitos visitantes na cidade, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) decidiu que o jogo será realizado no sábado, 1º de março, às 16h30, no estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada).
Com a decisão, a Polícia Militar de Santa Catarina, representada na reunião pelo Comandante-Geral da corporação, Coronel Emerson Fernandes, assegurou que fará o policiamento dos eventos. Segundo Fernandes, se necessário, será organizada uma força-tarefa com deslocamento de efetivo de outras regiões com o objetivo de garantir que torcedores e foliões desfrutem dos seus momentos de lazer com segurança.
Embora respeite a decisão da FCF, que é responsável pela organização da grade de jogos do campeonato, bem como do aceite da Polícia Militar em mobilizar seu efetivo na cobertura de mais um grande evento no sábado de Carnaval, o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, que tem um procedimento administrativo instaurado para acompanhar as questões relacionadas aos direitos dos consumidores que frequentam os estádios, manifestou grande preocupação com a decisão.
"Depois de intensa discussão sobre o tema, a Federação Catarinense de Futebol assumiu o risco de manter o jogo no sábado, quando todos os indicativos alertam no sentido de que o aumento da violência tem decorrido nos últimos clássicos. No último jogo, especificamente, nós tivemos inúmeros episódios de violência. Por isso, seria interessante que o jogo fosse transferido para uma outra data. Não é possível garantir que não existirão brigas em outras datas, mas, diante do histórico que existe entre torcidas, podemos, sim, amenizar o risco", alertou.
Segundo Mendonça Neto, no último clássico entre Avaí e Figueirense foram lavrados nove termos circunstanciados contra pessoas suspeitas de atos violentos, com inúmeros relatos de violência e incidentes com ônibus e fora dos estádios, os quais ainda estão sendo apurados. De acordo com o Promotor de Justiça, a preocupação se deve à simultaneidade do jogo com eventos como o Bloco de Sujos, um show nacional e o desfile na Passarela do Samba, que devem reunir mais de 200 mil pessoas, exigindo grande efetivo policial.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores