Dia Nacional dos Direitos Humanos: MPSC reafirma sua atuação contínua na defesa dos direitos fundamentais da população
Vida, liberdade, trabalho, saúde, segurança, moradia, alimentação e direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime são algumas das condições básicas de subsistência, dignidade e igualdade que todo ser humano merece. O Ministério Público tem a função constitucional de zelar pelos direitos difusos e coletivos e pelos direitos individuais indisponíveis.
A memória de Margarida Maria Alves, cujo assassinato em 1983 levou à condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e resultou na instituição do dia 12 de agosto como Dia Nacional dos Direitos Humanos, inspira a atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Instituição segue comprometida com a defesa da vida, da liberdade e da dignidade de todos os cidadãos catarinenses.
A área de direitos humanos e cidadania é uma das frentes institucionais do MPSC, voltada à promoção da dignidade humana, da inclusão social e da proteção de grupos vulneráveis. Entre suas iniciativas, destacam-se os programas abaixo.
Qualificar para Humanizar
O programa fomenta o mapeamento dos serviços de instituições de longa permanência para pessoas idosas e residências inclusivas no estado e nos municípios, buscando prestar suporte às Promotorias de Justiça no diagnóstico, reordenamento e fortalecimento dos serviços de acolhimento para pessoas com deficiência.
Saiba mais aqui!
Orienta a padronização do atendimento intersetorial no âmbito dos municípios de Santa Catarina, por meio de fluxos setorizados, do atendimento e do encaminhamento da pessoa idosa em situação de violência, de modo a fazer cessar, de maneira rápida e eficaz, a sua ocorrência e evitar a exposição e a revitimização.
Saiba mais aqui!
Juntos pelo SUAS
O programa tem como objetivo entregar às Promotorias de Justiça um diagnóstico da política de assistência social dos municípios, com sugestões destinadas à atuação resolutiva e ao fomento da articulação em rede e à elaboração de fluxos e protocolos entre as instituições.
Saiba mais aqui!
SC Acessível
O programa SC Acessível promove a conscientização da sociedade e do poder público sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idealiza mecanismos de estímulo à adequação dos espaços, serviços e atividades às normas de acessibilidade.
Saiba mais
aqui!
Saúde Mental em Rede
O programa Saúde Mental em Rede, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, visa ao desenvolvimento de políticas públicas de atenção à saúde mental da população.
Saiba mais
aqui!
Atendimento Integral à Vítima
O programa propõe modelo de acolhimento e apoio humanizado a vítimas de crimes violentos assegurando-lhes uma via alternativa para a comunicação imediata de crimes. Também busca garantir o acesso a informações sobre direitos e atendimento multidisciplinar, proporcionando-lhes a reconstrução de laços sociais e familiares.
Saiba mais
aqui!
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente