12.12.2008

Criciúma faz campanha contra esmola e trabalho infantil

A 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, com atuação na área da infância e juventude, lançou nesta semana - em conjunto com outras instituições e empresas privadas - campanha contra o trabalho infantil e o ato de dar esmolas. A campanha conta com divulgação por meio de placas, busdoors, outdoors, panfletos e publicidade nos jornais locais e emissoras de rádio e televisão.
A 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, com atuação na área da infância e juventude, lançou nesta semana - em conjunto com outras instituições e empresas privadas - campanha contra o trabalho infantil e o ato de dar esmolas. A campanha conta com divulgação por meio de placas, busdoors , outdoors , panfletos e publicidade nos jornais locais e emissoras de rádio e televisão.
Segundo a Promotora de Justiça Anelize Nascimento Martins Machado, o objetivo é resgatar da sociedade a crendice de que dando esmolas ou comprando balas e doces nas sinaleiras está auxiliando no sustento das crianças e lembrar que lugar de criança é na escola e participando dos programas municipais mantidos adequadamente para a sua idade. "O ato de dar esmolas pode estar associado a nossa consciência culpada. Mas e se você soubesse que os pais obrigam as crianças a pedirem dinheiro para depois gastarem com bebidas e drogas, o seu sentimento ainda seria de culpa? Transforme estas moedas num incentivo à educação, contribua para a criação de um ser humano digno", diz o panfleto que está sendo distribuído à comunidade local.
Na campanha, que destaca o slogan "Não dê esmola. Este gesto não tem futuro. Diga não ao trabalho infantil", a 8ª Promotoria de Justiça atua como parceira do Juízo da Infância e da Juventude, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) a RBS TV, e a agência de publicidade ÚNICA.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC