Os Coordenadores e Gerentes das áreas administrativas do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentaram ao Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, e à sua equipe um Plano de Eficiência Administrativa a ser implementado na Instituição. A apresentação, conduzida pelo Coordenador-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo (COGER), Nelson Alex Lorenz, ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/8), no 1º andar do Edifício-Sede do MPSC.
"A proposta busca mudança cultural e de prática gerencial. O objetivo final é a eficiência administrativa com sustentabilidade de recursos humanos e econômicos com transparência e harmonia funcional", explicou o Coordenador da COGER. O plano de Eficiência
Administrativa visa a minimizar os problemas diagnosticados na atividade meio da Instituição, com a implantação da Gestão por Processos e a adoção ou desenvolvimento de uma ferramenta que integre a área de Recursos Humanos com a da Folha de pagamento.
O Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, elogiou a iniciativa: "Estamos no caminho certo. Vamos deixar para a próxima gestão uma estrutura azeitada. Isso para que o próximo Procurador ou Procuradora-Geral possa dar efetividade à sua proposta de trabalho", afirmou o Chefe do MPSC.
"A Gestão por Processos vem para tentar entender, definir e medir o trabalho que fazemos. Isso possibilita a melhor gestão de nossas atividades, resultando em melhor suporte à atividade fim", afirmou o Gerente de
Informações e Projetos, Paulo Cesar Allebrandt, lembrando que um processo passa por várias áreas, e a visão dos processos traz a integração das áreas que têm atividades relacionadas a cada processo.
Processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência determinada, que produz um bem ou serviço. Exemplos: solicitação de bem permanente, contratação de estagiário, alteração de férias e implantação de uma Promotoria de Justiça. Os processos começaram a ser mapeados há um ano. Até agora já foram mapeados 150 processos das áreas administrativas da Instituição, que correspondem a cerca de 30% do total.
O Coordenador da Coordenadoria de Auditoria e Controle, Jair Alcides dos Santos, ressaltou que o diagnóstico da atividade meio apresentado na reunião demonstra que há necessidade de modernização das rotinas administrativas do Ministério Público. "Diante dos problemas apresentados no diagnóstico da atividade meio, o retrabalho entre as áreas é um problema que só pode ser resolvido com a integração entre os sistemas, principalmente os de Recursos Humanos e Folha de Pagamento", completou o Gerente de Desenvolvimento,Giorgio Santos Costa Merize.
IMPLANTAÇÃO ATENDE PGA/2009
A Gestão por Processos atende ao Plano Geral de Atuação 2009, que prevê o programa de mapeamento de processos e a convergência de sistemas de informação. O novo modelo de gerenciamento dos primeiros processos deve ser implantado em 18 meses. Durante a reunião também foi apresentado o layout de um novo Portal para a Instituição. O novo site, voltado ao cidadão e à transparência, atenderá cinco premissas básicas: simplicidade, impessoalidade, acessibilidade, transparência e portabilidade. E as informações estarão condensadas em três áreas: Instituição, Cidadão e Serviços.
Participaram da reunião o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Eduardo Orofino da Luz Fontes; a Secretária-Geral da Instituição, Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell; os Promotores de Justiça Assessores Leonardo Henrique Marques Lehmann, Carlos Alberto de Carvalho Rosa e Alex Sandro Teixeira da Cruz; o Coordenador do CMA, Promotor de Justiça Ricardo Paladino; a Chefe de Gabinete do Procurador-Geral, Ilze Maria Granzotto Nunes; e a Secretária Executiva da Secretaria-Geral, Helena Martinelli de Lucena.
Também estiveram presentes na reunião os Coordenadores Nelson Alex Lorenz (COGER); Jair Alcides dos Santos (Coordenadoria de Auditoria e Controle); Márcio Abelardo Rosa (Coordenadoria de Finanças e Contabilidade); Silvana Maria Pacheco (Coordenadoria de Recursos Humanos); Cinthya Garcia (Coordenadoria de Planejamento e Estratégias Organizacionais); Maria Inês Finger Martins (Coordenadoria de Pagamento de Pessoal); Oldair Zanchi (Coordenadoria de Tecnologia da Informação); Doris Mara Eller Brüggeman (Coordenadoria de Operações Administrativas); Denis Moreira Cunha (Coordenadoria de Processos e Informações Jurídicas); e Silvia Pinter Pereira (Coordenadoria de Comunicação Social). Os Gerentes Giorgio Santos Costa Merize (Gerência de Desenvolvimento) e Paulo Cesar Allebrandt (Gerência de Informações e Projetos) também participaram da apresentação.