Comitiva do Consulado-Geral dos EUA visita GAECO, CyberGAECO e CISI para fortalecer cooperação internacional na investigação de crimes
Uma comitiva de agentes do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS) visitou nesta sexta-feira (15/8) o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) e o CyberGAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. O objetivo do encontro institucional foi estreitar laços para a troca de informações e na sequência firmar um acordo de cooperação para a investigação de crimes relacionados, por exemplo, a fraudes digitais, pedofilia e lavagem de dinheiro.
O Agente Especial Ali Ahmed e o Investigador Oscar Ferreira do Carmo, do Serviço de Segurança Diplomática, foram recepcionados na sede da Procuradoria-Geral de Justiça pela manhã. Durante a visita, conheceram o GAECO, a CISI e o CyberGAECO, inteirando-se sobre as atividades desenvolvidas, a estrutura e as principais operações realizadas contra organizações criminosas, além de como são feitos os trabalhos de integração do GAECO com as forças de segurança e os demais órgãos envolvidos.
Na Procuradoria-Geral de Justiça, os agentes também se reuniram com o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Andreas Eisele. O contato, destacou Eisele, é extremamente importante para estabelecer protocolos de colaboração que vão contribuir para otimizar a eficiência dos trabalhos da investigação e garantir melhores recursos para a atuação processual.
"Os órgãos de investigação do Ministério Público trabalham fundamentalmente com inteligência, informação e tecnologia, e as agências americanas têm muitas informações que podem nos ajudar nesse trabalho", afirmou. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos declarou que os recursos que podem ser obtidos por esses contatos vão permitir um melhor combate à criminalidade organizada, principalmente no que diz respeito à recuperação de ativos, que é uma prioridade da Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.
Compartilhamento de experiências e informações
O Coordenador Estadual do GAECO, Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, considerou a aproximação como crucial para o aperfeiçoamento das apurações. "A importância da visita dos representantes do Consulado é no sentido de aperfeiçoar as investigações do Ministério Público com um repasse de dados, principalmente focando naqueles crimes digitais, crimes envolvendo pedofilia e lavagem de dinheiro. Então, para nós, é bastante interessante receber essa visita com a troca de experiência e informações", disse.
O Agente Especial Ali Ahmed declarou que a parceria tende a beneficiar ambos os países. "Queremos aumentar nossa cooperação na área de segurança e na área de investigações. No futuro, queremos assinar um acordo e aumentar a capacidade para juntos investigar casos digitais e crimes com conexão com Estados Unidos ou transnacionais. Vai beneficiar os Estados Unidos, o Brasil e Santa Catarina", afirmou.
Também participaram do encontro o Coordenador da CISI, Promotor de Justiça João Carlos Linhares Silveira; o Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Eliatar Silva Junior, policiais e servidores integrantes das equipes.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo MPSC e composta pelas Polícias Civil, Militar e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar. Sua finalidade é identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.
CyberGAECO
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, vinculada ao GAECO e formada por integrantes do MPSC, das Polícias Civil, Militar e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar. Sua função é identificar, prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI)
A CISI é um órgão de assessoramento da Procuradora-Geral de Justiça, responsável pela produção de conhecimento estratégico para auxiliar na tomada de decisões no MPSC. A coordenadoria também tem a função de proteger a Instituição e seus membros contra possíveis ameaças. Para isso, implementa medidas que visam prevenir, detectar, obstruir e neutralizar ações que possam comprometer a segurança, a imagem e a reputação do MPSC.
Últimas notícias
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
31/03/2026Educação, cidadania e esporte: Atletas da seleção brasileira de surfe júnior participam de formação com foco no combate à corrupção
31/03/2026Recursos destinados pelo MPSC viabilizam reforma da sala de visitas no Presídio Regional de Tubarão
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste