Câmara de Vereadores de Lages recebe programa "Legislativo em Ação"
Lages foi a quarta cidade a receber a capacitação do programa "Legislativo em Ação". O evento, promovido nesta quarta-feira (9/7) na Câmara de Vereadores da cidade, busca qualificar detentores de mandatos municipais, assessores e servidores públicos e foca na moralidade pública e no planejamento de mandatos. A iniciativa da Escola do Legislativo da Alesc conta com a parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Esta edição contou com a participação do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Promotor de Justiça Marcio Vieira.
"Esse é um dia importante para nós do Ministério Público catarinense porque a gente chega na casa do cidadão lageano e pode transmitir aos vereadores da região, assim como seus assessores e a população em geral, sobre a moralidade administrativa. Precisamos trabalhar nessa área que tanto afeta o cidadão, porque a partir do momento que divulgamos o conhecimento sobre o assunto, fortalecemos mandatos, cidadãos, ou seja, a sociedade como um todo", reforça o Coordenador.
O evento, que também teve a parceria da Escola do Legislativo da Serra, reuniu vereadores e servidores da região e proporcionou reflexões e orientações voltadas ao fortalecimento dos mandatos legislativos municipais. Além disso, estudantes do ensino médio de duas escolas da região também participaram da capacitação. "Foi um bom evento, com muita produtividade, com troca de informações e conhecimentos. É isso que precisamos para nossos servidores de Câmaras, de prefeituras, de assessorias de deputados", disse o presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Mauricio Batalha Machado.
"O projeto visa trazer aos vereadores e assessores de Câmara, mas também a sociedade como um todo, uma aula de cidadania. Abordamos como o MPSC atua em parceria com a Câmara de Vereadores, o poder legislativo, para melhorar a vida da população", ressalta Paulo Wilpert, Gestor de Formação Política da ALESC.
Parcerias
O Legislativo em Ação tem como objetivo qualificar vereadores e servidores de câmaras municipais, bem como agentes políticos e a sociedade em geral. O projeto conta com o apoio do Programa Qualifica, que é resultado da cooperação entre a Alesc e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio da União de Vereadores (Uvesc) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente