AVISO DE PAUTA: Dia Internacional contra a Corrupção: MPSC vai às escolas e promove roda de conversas com estudantes
Para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, nesta quinta-feira (9/12), Promotores de Justiça que atuam no combate à corrupção e nas mais diversas áreas de atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPC) vão promover uma roda de conversas com estudantes de 12 e 13 anos em diversas regiões do Estado.
A iniciativa, que recebeu o nome de "Cultivando atitudes: todos contra a corrupção", tem como objetivo debater sobre as várias formas de corrupção encontradas no dia-a-dia e como evitar e combater também os pequenos atos ilícitos.
Durante o encontro, os alunos participarão de uma dinâmica lúdica para identificar o que é corrupção a partir de exemplos simples e do cotidiano.
Veja abaixo algumas cidades e locais participantes da iniciativa:
Canoinhas : Escola Julia Baleoli Zaniolo, às 13h.
São Miguel d'Oeste: Instituto Educacional CVE - 7h30min
Capinzal : Escola Viver e Conhecer, às 8h
Laguna - Escola de Educação Básica Ana Gondin, às 8h e às 13h30
Criciúma - EMEIEF José Contim Portella
Chapecó - Escola de Educação Básica Bom Pastor, às 14 horas
Ipumirim - Núcleo Educacional Municipal João Canton, às 9h45
Xanxerê - Escola Janete Cassol.
Imbituba - Escola de Educação Básica Henrique Lages, às 9 horas
Ituporanga - Escola Aleixo Dellagiustina, às 10h30min
MPSC no combate à corrupção
As Promotorias de Justiça com atuação na área da moralidade, instauraram este ano 320 ações por ato de improbidade administrativa. Na área criminal, foram apresentadas 385 denúncias por crimes contra a administração público, que envolvem atos de corrupção, desvio de recursos públicos, bem como ilegalidades em licitações e na gestão pública.
Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina conta, ainda, com três grupos de atuação especial que agem no combate à corrupção: O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO); o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC); o Grupo de Valorização à Ética e à Cidadania (GVEC). O GAECO e o GEAC vêm trabalhando em conjunto desde 2019. De lá para cá já foram instaurados mais de 500 procedimentos investigativos.
Foram cumpridas mais de 1.300 prisões e realizadas dezenas de operações. Como, por exemplo, Operação "Et Pater Filium"(fases 1, 2, 3, 4, 5 e 6), "Seguindo Rastro", "Seival 2", "Embuste!, entre outras.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores