Após pedido do MPSC, Estado inicia demolição do estaleiro Arataca, em Florianópolis
O Estado de Santa Catarina iniciou na manhã desta terça-feira (13/8) a demolição do antigo estaleiro Arataca, localizado abaixo da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A ação foi desencadeada após o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obter, em julho, uma liminar que estabeleceu o prazo de 60 dias para a demolição e limpeza do imóvel, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
Para o Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e responsável pela ação civil pública que deu origem à decisão, "as ações de demolição e limpeza do local são uma grande conquista para a comunidade de Florianópolis, especialmente no entorno da área. Agora a população se sente mais segura, considerando também o elevado número de ocorrências policiais registradas nos últimos anos" destaca.
O pedido de liminar foi apresentado pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital e acolhido pela 3ª Vara da Fazenda Pública da comarca, que considerou a demolição como a única solução viável para preservar o local e garantir a saúde e segurança públicas. O antigo estaleiro, que passou por décadas de má conservação e abandono, apresentava risco iminente de desabamento, conforme relatado pela Defesa Civil. Além disso, o local se tornou um ponto de acúmulo de lixo e vinha sendo frequentado por usuários de drogas, gerando sérias preocupações sobre a saúde e segurança da população.
Em 2006, o Ministério Público havia entrado com uma ação civil pública propondo a restauração do local, o que foi negado pelo Poder Judiciário sob a alegação de que, no estado em que o prédio se encontrava há 18 anos, já era passível de demolição. A situação, que já era preocupante, foi agravada ao longo dos anos e as ações de demolição e limpeza do local devem seguir até sábado (17/8).
Rádio MPSC
Ouça o Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste