Após novas fiscalizações, ILPIs clandestinas são interditadas em Joinville
Dando continuidade às ações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) clandestinas, a 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, a Vigilância Sanitária local e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (Comdi) realizaram, na quinta-feira (10/7), novas vistorias.
Em cada um dos estabelecimentos inspecionados, dezenas de irregularidades foram encontradas: ausência de alvará sanitário, estrutura de acomodações e de segurança inadequadas, alimentação mal acondicionada, remédios guardados em locais em desacordo com as normas, número de idosos superior ao da equipe de profissionais necessários para os devidos cuidados, entre tantas outras desconformidades apontadas pelos órgãos competentes.
A Promotora de Justiça Graziele dos Prazeres Cunha, titular da 12ª Promotoria de Justiça, disse que "é temerário que a atividade de uma ILPI seja desenvolvida na clandestinidade, pois pode gerar risco ao bem-estar e dignidade da pessoa idosa. Além do que, em alguns casos, mascara a necessidade de uma política pública voltada para as famílias mais carentes que não podem arcar com o custo integral de uma ILPI privada. Sem alternativa, algumas famílias optam pelo local mais barato, mesmo sabendo que é irregular".
Ela afirma que, em todos os locais visitados, foram identificadas irregularidades. "A ação de fiscalização tem como objetivo identificar instituições que não atendem às condições sanitárias exigidas e prevenir práticas inadequadas ou ações ilícitas por parte dessas instituições e dos familiares. Além do que, busca incentivar que os proprietários desses locais, quando é possível, busquem a regularização junto à VISA, com a expedição do Alvará Sanitário antes de acolherem os idosos, já que a atividade, sendo de alto risco, necessita de inspeção prévia pela autoridade sanitária antes de entrar em funcionamento".
Todos os locais inspecionados no dia 10 de julho foram interditados pela Vigilância Sanitária de Joinville. Foi, ainda, determinada a realocação das pessoas idosas para seus familiares. Todo o trabalho do setor de Assistência Social do Município com as famílias e os idosos deve ser acompanhado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A Promotora de Justiça reforça a importância de os familiares conhecerem o local onde vão deixar o idoso ou a idosa. "Nestes locais onde o trabalho é desenvolvido de forma clandestina, o risco está presente o tempo todo. Não há qualquer fiscalização dos órgãos competentes e, portanto, pode acontecer qualquer coisa naquele ambiente, e a pessoa fica totalmente vulnerável. Por isso, é necessário que o familiar entre no ambiente onde o idoso vai dormir, veja onde ele vai passar a maior parte do tempo, onde vai comer, saber se há funcionários para atendimento e, principalmente, se conta com Alvará Sanitário vigente. Cercar-se de todos os cuidados é essencial", salientou.
Outra situação abordada é que estas ILPIs clandestinas não contam com qualquer identificação na parte externa, demonstrando indícios de irregularidades e dificultando a ação dos órgãos fiscalizadores
Denuncie
Caso tenha conhecimento de atividade de ILPI clandestina, idosos em situação de maus-tratos, entre outras situações, denuncie. Procure a 12ª Promotoria de Justiça de Joinville ou a Vigilância Sanitária municipal.
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste