Agosto Lilás: Alunos de Taió e Salete participam de palestras do MPSC
Foi um mês diferente para os alunos das Escolas Estaduais Básicas Luiz Bertoli e Leopoldo Jacobsen e do Centro de Educação de Jovens e Adultos, de Taió, e da Escola Estadual Básica Guilherme André Dalri, de Salete. A Promotora de Justiça Laura Ayub Salvatori percorreu as quatro escolas para divulgar a campanha Violência doméstica: não se cale como parte do Agosto Lilás, mês dedicado a refletir, enfrentar e combater a violência doméstica contra as mulheres.
É importante trabalhar esses temas com os jovens porque, infelizmente, a violência doméstica é um fenômeno complexo, com traços culturais que se perpetuam, na maioria dos casos dentro da família. Acaba sendo um padrão de comportamento que passa de geração em geração. Por isso, os jovens têm que ser orientados a identificar as situações de violência e então interromper esse ciclo, explica a Promotora de Justiça.
Em Santa Catarina, os dados da violência contra a mulher são alarmantes. De acordo com o Observatório da Violência contra a Mulher, do qual o MPSC faz parte, só em 2022 foram requeridas 23.308 medidas protetivas e ocorreram 56 feminicídios.De janeiro a julho deste ano, já foram requeridas 16.298 medidas protetivas e ocorreram 35 feminicídios. Os dados são do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Durante as palestras, a Promotora de Justiça, que vai seguir no mês de setembro em escolas de Mirim Doce, propõe um espaço para reflexão aos alunos, inclusive demonstrando a importância do engajamento do homem no combate à violência contra a mulher. Também são debatidas formas de violência doméstica - violência doméstica é só agressão física -, a história de Maria da Penha e os principais pontos da Lei 11.340/06, que leva o seu nome.
Outros pontos abordados são a espiral da violência, as razões pelas quais as vítimas demoram tanto tempo para conseguir sair de um relacionamento abusivo, as formas mais eficazes de combater a violência doméstica e os canais em que se deve pedir ajuda.
Sobre o Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 para combater a violência doméstica no Brasil. Acompanhe no portal do MPSC a campanha Oi, meu nome é Maria, com histórias de mulheres vítimas de violência e que procuraram os centros de apoio para receber ajuda.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias com a Promotora de Justiça Laura Ayub Salvatori.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente