;

Projeto Kratos do GAECO prende foragido suspeito da prática de crimes de estupro de vulnerável

A prisão foi resultado de ação do GAECO, em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo/SC. 

 

22.10.2025 16:56
Publicado em : 
22/10/25 19:58

Na manhã desta quarta-feira (22/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deu cumprimento a mandado de prisão preventiva de indivíduo denunciado e foragido por suposta prática do crime de estupro de vulnerável cometido por diversas vezes em detrimento de sua enteada e filhas, com idades entre 04 e 12 anos.  

O denunciado, com mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor e suspeito da prática de crimes da mesma natureza no Estado do Paraná, encontrava-se foragido desde julho de 2025. A captura é resultado de pedido de apoio operacional formulado pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo. 

O suspeito encontrava-se foragido no Município de Pato Branco/PR, escondido com apoio de familiar que também, na operação deflagrada na data de hoje, restou preso em flagrante de delito pelo cometimento do crime de favorecimento pessoal, que conforme a legislação penal brasileira consiste em auxiliar alguém a se subtrair da ação da autoridade pública.  

A operação faz parte do Projeto KRATOS, iniciativa do MPSC por meio do GAECO, tratando-se de uma nova estratégia de atuação voltada à captura de foragidos e autores de crimes de alta gravidade. 

Projeto Kratos 

O Projeto Kratos se estrutura em cinco eixos prioritários: captura de alvos não localizados em operações do GAECO; prisão de foragidos e autores de crimes contra a vida; monitoramento e recaptura de líderes de organizações criminosas que rompem tornozeleiras eletrônicas; prisão de réus por crimes sexuais com mandados em aberto; e ações de prevenção a atentados em escolas, com apoio da inteligência cibernética. 

GAECO  

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC