Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos dos MPs do Brasil aprova Planejamento Estratégico
Ao final da reunião extraordinária sediada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, membros do CDEMP de todo o país aprovaram documento com 99 indicadores e foco no fortalecimento de redes colaborativas, inovação pedagógica e governança profissional qualificada.
O Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) aprovou na manhã desta sexta-feira (30/1) o seu Planejamento Estratégico 2025-2030. O ato ocorreu na primeira reunião extraordinária de 2026, realizada durante dois dias em Florianópolis, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com a presença de membros de todo o país.
O Planejamento Estratégico do CDEMP contempla 99 indicadores e tem como eixos centrais a integração e a transformação da formação no Ministério Público brasileiro. A proposta envolve o fortalecimento de redes colaborativas, a inovação pedagógica e a consolidação de uma governança profissional qualificada. Nesse contexto, ganham destaque a formação continuada para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, o fortalecimento institucional e a ampliação da aproximação do Ministério Público com a sociedade.
Após as discussões finais, os integrantes do colegiado aprovaram o documento, reforçando a importância das novas tecnologias no texto final daquele que é tido como o primeiro Planejamento Estratégico do CDEMP. Para o Presidente do CDEMP, Promotor de Justiça e Coordenador do CEAF do Ministério Público do Espírito Santo, Hermes Zaneti Júnior, o Ministério Público tem um potencial grande de crescimento e de avanço e as escolas do MP servem de motor para isso.
“A reunião foi muito produtiva. Tratamos de diversos temas e no conjunto da aprovação do Planejamento Estratégico reforçamos os compromissos que temos com a inovação e incluímos o uso, a adaptação e o aperfeiçoamento do Ministério Público para as novas tecnologias da inteligência artificial”, ressaltou o Presidente. Agora, completou Hermes Zaneti Júnior, o Planejamento Estratégico será detalhado em cada uma das unidades da Federação visando às ações nos próximos anos. Também será realizado um congresso anual do CDEMP para tratar dos temas e das metas, além de divulgações do documento pelo Colégio.
MP catarinense apresenta programa de IA
Na primeira parte da reunião desta sexta-feira, os membros do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil assistiram a uma apresentação sobre o Programa de Difusão do Uso de Inteligência Artificial, lançado em 2025 pelo MPSC. Os trabalhos foram conduzidos pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC, Promotor de Justiça Otávio Augusto Bennech Aranha Alves. Ele detalhou o funcionamento da plataforma Aura, ambiente colaborativo criado para reunir ferramentas, compartilhar experiências e apoiar o uso seguro e eficaz da inteligência artificial no MPSC.
A apresentação foi marcada por interação entre os participantes, com troca de experiências práticas do dia a dia das Promotorias de Justiça, debate e reflexão sobre os desafios trazidos a partir da inteligência artificial e as novas estratégias de atuação. Para o Coordenador do CAT, a conversa teve relevante papel diante da nova tecnologia tão presente na vida das pessoas.
“Desde o ano passado estamos buscando fazer as capacitações, levar a inteligência artificial a todas as Promotorias e Procuradorias. Acredito que desta maneira, aos poucos, vamos mudando a cultura interna e realmente fazer com que isso esteja de fato bem difundido e que consigamos melhorar bastante o trabalho das Promotorias e Procuradorias e consequentemente da população catarinense”, salientou.
A primeira reunião extraordinária de 2026 do CDEMP em Florianópolis começou na quinta-feira e foi concluída nesta sexta-feira. À tarde, os membros também participaram de um m seminário sobre atuação resolutiva e processo estrutural no MP, promovido pelo MPSC e voltado ao público interno da Instituição.
A mesa principal da reunião foi composta pelo Presidente do CDEMP, Hermes Zaneti Júnior (CEAF/ES); pela Vice-Presidente, Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro (CEAF/AP); por Adriano Godoy Firmino (ESMP/GO), eleito para presidir o CDEMP na próxima gestão; e pelo Diretor do CEAF do Ministério Público de Santa Catarina, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira.
Últimas notícias
30/01/2026Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos dos MPs do Brasil aprova Planejamento Estratégico
30/01/2026GAECO deflagra Operação Aurantium e investiga irregularidades em licitação para exploração de espaço público em Criciúma
30/01/2026MPSC analisa inquérito sobre possíveis crimes de coação e ameaça no caso dos cães da Praia Brava
30/01/2026MPSC ingressa com ação contra lei que proíbe cotas raciais e de gênero nas universidades em Santa Catarina
30/01/2026MPSC e Criciúma Esporte Clube oficializam implementação do protocolo “Não é não” em proteção às mulheres vítimas de violência
Mais lidas
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada