Surf Brasil é o novo parceiro do programa Educando Cidadãos e amplia alcance das ações educativas com o esporte
Adesão da entidade à mobilização pela ética e pelo enfrentamento à corrupção ampliará o alcance das ações do MPSC, principalmente com crianças e o público jovem, além da projeção nacional prevista com o envolvimento dos participantes.
O universo do surfe é o mais novo parceiro do programa Educando Cidadãos no fomento de ações de cidadania, ética e integridade para o enfrentamento a todas as formas de corrupção. O Surf Brasil (Confederação Brasileira de Surf/CBSurf), entidade oficial na administração do surfe no país, celebrou na tarde desta quarta-feira (4/2) a assinatura do termo de adesão à iniciativa. Agora, são 66 entidades envolvidas na mobilização, entre elas o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que aderiu ao programa em 2025.
Para marcar a adesão, um ato foi realizado na sede do Surf Brasil, na praia Mole, em Florianópolis, com representantes da entidade, esportistas e a Coordenação do Educando Cidadãos do MPSC. O ingresso do Surf Brasil no programa é considerado crucial para a mobilização junto à comunidade esportiva de Santa Catarina e do país, com previsão de alcance internacional a partir do grande destaque brasileiro no cenário mundial da modalidade, principalmente com crianças e jovens com os seus ídolos. Serão desenvolvidas articulações voluntárias do programa com participantes de campeonatos de surfe, haverá a participação de surfistas em palestras em escolas, gibis serão produzidos para o público jovem, entre outras atividades. Atualmente, o Surf Brasil conta com 15 federações estaduais.
A Coordenação do programa Educando Cidadãos no âmbito do MPSC destacou o ingresso do Surf Brasil nas ações. “Esse dia é bastante marcante. O surfe é um esporte original, em que as pessoas são o que são, mostram a cara e superam o preconceito, e hoje o Brasil é a potência que é no surfe. Então, sabemos que o esporte pode contribuir na formação de uma nova geração que atue com princípios éticos e exerça o controle social naturalmente”, enalteceu o Coordenador do programa Educando Cidadãos no MPSC, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto.
Atividades
O Presidente do Surf Brasil (CBSurf), Teco Padaratz, ressaltou as primeiras participações da entidade na prevenção e no combate à corrupção. “Vamos confeccionar gibis para a garotada e distribuir em campeonatos ao longo do ano e nas escolas, apresentar o surfe e conteúdos ligados ao programa com exemplos de boas práticas para eles levarem para casa, discutir com pais, mães e amigos. Além disso, teremos uma campanha de rede nacional em todas as nossas mídias criando boas práticas em nome do atleta, da equipe técnica e da nossa comunicação institucional para dar o exemplo. É a ferramenta mais poderosa de tentar intimidar o avanço da corrupção para cima da nossa sociedade”, declarou. Segundo ele, o Surf Brasil já iniciou contatos para que a campanha alcance o Comitê Olímpico Internacional e a Associação Internacional de Surfe, com o objetivo de ampliar o engajamento com outros países.
Leveza a um tema complexo
O Vice-Coordenador do programa Educando Cidadãos e Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, ressaltou a alegria com a ampliação das parcerias e o desenvolvimento de novos projetos, dando leveza a um tema tão complexo. “Temos várias iniciativas em mente e o mais legal é a empolgação do Surf Brasil em se colocar à disposição e tirar do papel essas iniciativas”, afirmou. Também esteve presente o Promotor de Justiça Thiago Carriço de Oliveira, que agradeceu e parabenizou os envolvidos pela mobilização, enfatizando a autenticidade da ação. Pelo meio esportivo marcaram presença também o Vice-Presidente do Surf Brasil, Paulo Moura, o Diretor de Comunicação, Ricardo Bocão, entre outros convidados.
Além do esporte, o Educando Cidadãos contou no evento com representantes da arte e da música. Participaram o artista plástico Luciano Martins e o músico Moriel Costa, da banda Dazaranha. Eles enalteceram a importância da participação das entidades em trabalhar o tema com esse público e projetaram futuros trabalhos voluntários conjuntos.
Vídeo
No evento, houve também o lançamento de um vídeo do Educando Cidadãos no surfe, um desenho animado desenvolvido em parceria entre o Surf Brasil e o MPSC, com criação do artista plástico Luciano Martins e o apoio das agências Quadra, VOA Filmes e Cóssio Consultoria e Gestão.
Integridade e cooperação social
O programa Educando Cidadãos é uma iniciativa catarinense que promove uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável, com foco no combate à corrupção. Institucionalizado pelo MPSC em maio de 2025, o programa é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, criada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto em 2004.
Últimas notícias
04/02/2026Surf Brasil é o novo parceiro do programa Educando Cidadãos e amplia alcance das ações educativas com o esporte
04/02/2026MPSC obtém condenação de genitor, por crimes que incluem violência sexual, psicológica e doméstica contra a própria filha, em Comarca no Sul do Estado
04/02/2026GAECO deflagra Operação Vértice e apura fraude em licitações do transporte escolar no Oeste catarinense
04/02/2026Et Pater Filium: mantida condenação de ex-Vice-Prefeito de Canoinhas a mais de 62 anos de prisão por corrupção e outros crimes
04/02/2026CSMP aprova lista sêxtupla para vaga de Desembargador
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis