;

Procurador de Justiça aborda jurisdicionalização no sistema de execução penal em seminário internacional

Isaac Sabbá Guimarães palestrou no evento “A Bússola da Justiça Penal”, promovido pelo Superior Tribunal Militar, em Brasília.  

15.10.2025 12:15
Publicado em : 
15/10/25 03:15

O Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Isaac Sabbá Guimarães, abordou o tema “Princípio da jurisdicionalização no sistema de execução penal” no Seminário Internacional “A Bússola da Justiça Penal”. O evento foi promovido pelo Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, na última quinta-feira (9/10) e teve o objetivo de promover o debate sobre os fundamentos e práticas da Justiça Penal no espaço lusófono. 

A palestra do integrante do MPSC fez parte do painel “Princípios do direito processual penal e da execução de sanções”, que contou com a moderação do professor Manuel Guedes Valente. Depois que todos os painelistas realizaram suas apresentações, houve um debate sobre os principais tópicos que compõe a temática. 

O Procurador de Justiça do MPSC destacou que a participação em um evento como esse é importante para "participar da troca de experiências político-jurídicas em torno da realização da Justiça Penal nos países de língua portuguesa. É surpreende perceber a relativa distância entre o que ocorre, por exemplo, em Portugal e no Brasil, onde a principiologia tem dado azo a certas incompreensões, embora os princípios de raiz jusfundamentais sejam idênticos". 

 

Lançamento de livro 

Além do Seminário Internacional, na mesma ocasião, o STM promoveu o lançamento do livro “Princípios de Justiça Penal nos Países e Territórios de Língua Portuguesa”. A produção da coletânea de artigos que reúne 78 autores foi coordenada pelo professor Mário Ferreira Monte, da Universidade do Minho, e pelo juiz-auxiliar da Presidência do STM, Flávio Henrique de Freitas. 

A produção literária conta com um capítulo escrito pelo Procurador de Justiça do MPSC, que trata do mesmo tema abordado na palestra, ou seja, o “Princípio da jurisdicionalização no sistema de execução penal”. O capítulo trata de diversas questões, dentre elas a definição do princípio, suas origens, a atividade administrativa e jurisdicional, aspectos da jurisdicionalização da execução da pena especificamente em Portugal e de forma geral, além, é claro, das conclusões e da bibliografia. 

Para adquirir o livro, acesse o site da editora, clique aqui.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC