Vanessa Wendhausen Cavallazzi destaca liderança feminina como força transformadora no Summit Cidades 2025
A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi, foi uma das vozes presentes no painel "Mulheres na gestão pública: protagonismo com inovação e visão de futuro", do Summit Cidades 2025. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (26/6), último dia do evento, em Florianópolis.
No palco Fepese, Vanessa trouxe uma reflexão sobre o papel da mulher na gestão pública, defendendo que a liderança feminina não deve ser vista apenas como uma questão de representatividade, mas como uma oportunidade concreta de transformação social. "A liderança feminina é a chance de a sociedade resolver seus problemas com soluções diferentes, porque oferece outra visão, outra tecnologia de gestão", afirmou.
O painel contou com a participação da Prefeita de Lages, Carmen Zanotto, da Vice-Prefeita de Joinville, Rejane Gambin, e da Secretária de Comunicação de Balneário Camboriú, Dagmara Spautz, que mediou o diálogo. Cada uma compartilhou suas experiências e desafios em suas respectivas áreas, reforçando a importância da presença feminina em posições estratégicas da administração pública.
Por fim, as participantes concluíram, juntas, a importância de inspirar as novas gerações para ampliar a atuação feminina em postos de liderança como os delas: "Precisamos alimentar a alma das nossas filhas, das nossas sobrinhas, com o infinito de possibilidades, para que elas acreditem que não há limites mesmo, que o lugar delas é onde quiserem estar".
A Procuradora-Geral de Justiça concluiu sua fala com um chamado à autenticidade. "Não precisamos nos masculinizar. Temos um jeito próprio de liderar, e é esse que deve ocupar os espaços", enfatizou.
O encontro foi marcado por falas inspiradoras e pela defesa de uma gestão mais inclusiva, inovadora e sensível às necessidades da sociedade.
MPSC no Summit Cidades 2025
O MPSC participa do Summit Cidades 2025 desde o início do evento. No primeiro dia, a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, já havia participado do painel de abertura, que teve o tema "Compromisso com as cidades: diálogo, escuta e responsabilidade pública". No palco como única mulher entre as lideranças convidadas, a Procuradora-Geral de Justiça falou sobre a atuação do MPSC e a importância da liderança feminina, ao mesmo tempo em que convocou os líderes presentes a promoverem a diversidade institucional.
No dia seguinte, quarta-feira (25/6), o Conselheiro Nacional do Ministério Público e ex-Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin subiu ao palco para falar sobre o meio ambiente urbano e a inclusão. Em sua palestra, defendeu atenção à primeira infância no desenvolvimento das cidades como potencializadora de fortalecimento das famílias e da redução de desigualdades.
Já na tarde desta quinta-feira, o Procurador de Justiça do MPSC Paulo Antonio Locatelli profere uma palestra. Criador e ex-Presidente do Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA), ele fala no palco Fepese sobre mudanças climáticas.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis