Uso da IA no Tribunal do Júri é tema da penúltima aula do Programa de Difusão em Inteligência Artificial
Capacitação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/11), foi ministrada pela Promotora de Justiça do MPPR Fernanda da Silva Soares.
Ministrada pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Fernanda da Silva Soares, a décima terceira aula da Capacitação em Engenharia de Prompts do Programa de Difusão do Uso de Inteligência Artificial abordou o “Uso da IA no Tribunal do Júri”. O encontro on-line ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/11) e reuniu mais de 300 participantes dos Ministérios Públicos de todo o país.
Durante a capacitação, Fernanda destacou como a integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) pode aprimorar, com análises mais estratégicas, a atuação dos membros do Ministério Público no Plenário. “Essas ferramentas juntas fazem com que ganhemos agilidade e uma maior desenvoltura”, afirmou a Promotora de Justiça.
Fernanda da Silva Soares detalhou formas de interação aprofundadas, tanto no Notebook LM quanto no Gemini, destacando como a criatividade e a personalização são essenciais para potencializar o trabalho de cada integrante da Instituição. “A maioria está usando muito pouco. O segredo é criar um robô [no Gemini] e um Notebook LM para fazer esse intercâmbio entre informações”, explicou.
Entre as novidades trazidas pela Promotora de Justiça estão a criação de slides, infográficos e o compartilhamento de acesso com os colegas de trabalho. Para o Tribunal do Júri, o auxílio da IA como um segundo cérebro pode colaborar nos estudos do processo e na escrita da fala para o discurso no Plenário. “O que eu tenho na minha promotoria que posso transformar em um caderno no Notebook LM? Cada um tem que pensar na sua função e como a IA pode ajudá-lo”, disse.
Sobre o Programa de Difusão em Inteligência Artificial
O Programa de Difusão em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ocorre em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. As aulas são gravadas e serão disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: esse é o foco do programa de difusão do uso de inteligência artificial do MPSC.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste