Uso da IA no Tribunal do Júri é tema da penúltima aula do Programa de Difusão em Inteligência Artificial
Capacitação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/11), foi ministrada pela Promotora de Justiça do MPPR Fernanda da Silva Soares.
Ministrada pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Fernanda da Silva Soares, a décima terceira aula da Capacitação em Engenharia de Prompts do Programa de Difusão do Uso de Inteligência Artificial abordou o “Uso da IA no Tribunal do Júri”. O encontro on-line ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/11) e reuniu mais de 300 participantes dos Ministérios Públicos de todo o país.
Durante a capacitação, Fernanda destacou como a integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) pode aprimorar, com análises mais estratégicas, a atuação dos membros do Ministério Público no Plenário. “Essas ferramentas juntas fazem com que ganhemos agilidade e uma maior desenvoltura”, afirmou a Promotora de Justiça.
Fernanda da Silva Soares detalhou formas de interação aprofundadas, tanto no Notebook LM quanto no Gemini, destacando como a criatividade e a personalização são essenciais para potencializar o trabalho de cada integrante da Instituição. “A maioria está usando muito pouco. O segredo é criar um robô [no Gemini] e um Notebook LM para fazer esse intercâmbio entre informações”, explicou.
Entre as novidades trazidas pela Promotora de Justiça estão a criação de slides, infográficos e o compartilhamento de acesso com os colegas de trabalho. Para o Tribunal do Júri, o auxílio da IA como um segundo cérebro pode colaborar nos estudos do processo e na escrita da fala para o discurso no Plenário. “O que eu tenho na minha promotoria que posso transformar em um caderno no Notebook LM? Cada um tem que pensar na sua função e como a IA pode ajudá-lo”, disse.
Sobre o Programa de Difusão em Inteligência Artificial
O Programa de Difusão em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ocorre em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. As aulas são gravadas e serão disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: esse é o foco do programa de difusão do uso de inteligência artificial do MPSC.
Últimas notícias
27/11/2025Novo episódio do podcast “Educando Cidadãos” debate pilares da democracia
27/11/2025MPSC recomenda que Prefeitura de Florianópolis não altere finalidades ou limites das unidades de conservação
27/11/2025Estudantes de Tubarão participam de atividade educativa sobre prevenção ao bullying
27/11/2025Servidor público de Palhoça firma acordo com MPSC e restituirá R$ 57 mil ao Município
27/11/2025Promotor de Justiça dialoga com Polícia Militar sobre atuação policial diante da jurisprudência dos tribunais
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil