Tribunal do Júri condena homem a nove anos e quatro meses de prisão por tentativa de feminicídio em São João Batista
Em uma sessão do Tribunal do Júri realizada pela 2ª Vara da Comarca de São João Batista, o Conselho de Sentença acatou as teses do Ministério Público de Santa Catarina e condenou Henrique Leal Maciel a nove anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, por tentativa de feminicídio qualificado por meio cruel, sendo-lhe negado o direito de recorrer em liberdade.
A acusação foi conduzida pelo Promotor de Justiça Marcio Vieira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João Batista. Ele ressalta que o crime foi praticado por motivo torpe, uma vez que o réu não aceitava o fim do relacionamento com a vítima, utilizando meio cruel e com a qualificadora de feminicídio, visto que o crime foi cometido em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Consta nos autos que, em 27 de agosto de 2022, por volta das 8 horas, na localidade de Ribanceira do Sul, no município de São João Batista, Henrique Leal Maciel tentou tirar a vida da ex-mulher, surpreendendo-a na porta de sua casa e atacando-a de forma violenta com facadas, socos e golpes de tijolo e pedaço de madeira.
O crime só não foi consumado por circunstâncias alheias à vontade do réu, tendo em vista que vizinhos da vítima intervieram após ouvirem os gritos de socorro. Naquele momento, o acusado fugiu do local, deixando a vítima no chão.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste