Tribunal do Júri condena dupla denunciada pelo MPSC por homicídio qualificado em Quilombo
O Tribunal do Júri da Comarca de Quilombo condenou Juliano dos Santos a 18 anos e quatro meses de prisão pelo homicídio qualificado por motivo fútil e emboscada de Itacir Xavier Chavier e por porte ilegal de arma de fogo. O outro réu, Daniel da Cruz Xavier, foi condenado a 14 anos de reclusão, também por homicídio qualificado.
Já o terceiro envolvido no assassinato, Danimar de Quadros, foi condenado a oito anos por lesão corporal seguida de morte e por porte ilegal de arma de fogo. Todos deverão cumprir a pena em regime inicial fechado.
A Promotora de Justiça Marta Fernanda Tumelero, da Promotoria de Justiça de Quilombo, atuou pelo MPSC durante a sessão do júri que ocorreu na última segunda-feira (30/5).
Ainda cabe recurso da sentença, mas os réus não poderão recorrer em liberdade devido à pena imputada e ao regime de cumprimento imposto.
Entenda o caso
De acordo com a denúncia, na madrugada de 19 de junho de 2021, por volta das 3 horas, nas margens da SC-157, próximo a um bar, em Quilombo, os réus Juliano dos Santos e Daniel da Cruz Xavier atacaram Itacir Xavier Chavier no momento em que ela saía do estabelecimento e lhe deram três facadas.
Conforme apurado, antes do crime, Danimar de Quadros avisou os demais condenados sobre a chegada da vítima ao bar. Em seguida, os réus se esconderam na parte de fora do estabelecimento, atrás de um muro, com o objetivo de armar a emboscada e matar a vítima.
Além disso, para garantir que o crime seria consumado, Quadros ainda ficou na retaguarda com uma arma de fogo em mãos enquanto os colegas desferiam os golpes em Itacir.
Testemunhas ouvidas durante o processo relataram que um dos condenados, Juliano dos Santos, e a vítima tiveram desavenças no passado e que isso pode ter sido a motivação para o crime.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente