Três agentes públicos de Pinheiro Preto são exonerados por recomendação do MPSC
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve mais uma vitória em favor da moralidade no serviço público. Recomendações expedidas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará foram acatadas pelo Prefeito do município vizinho de Pinheiro Preto, e três agentes públicos que estariam ocupando cargos comissionados de forma irregular por não atenderem a critérios legais e técnicos foram exonerados.
A Promotora de Justiça Thayse Göedert Pauli destaca a importância do acatamento das recomendações para o fortalecimento das instituições e a valorização do serviço público. "A observância da legalidade, impessoalidade e moralidade é essencial para assegurar a eficiência nos serviços prestados à população, e o Ministério Público de Santa Catarina não admite nomeações políticas ilegais", afirma.
Um dos agentes públicos seria cunhado do Prefeito, o que caracteriza nepotismo. Os outros dois teriam sido nomeados sem possuir, respectivamente, idade mínima e conhecimento técnico para as funções, mas posteriormente teriam sido beneficiados por alterações estratégicas feitas na Lei Orgânica municipal.
"O acatamento de uma recomendação não é apenas uma formalidade, mas o respeito aos recursos do cidadão. Isso é um passo importante para o fortalecimento da sociedade como um todo", conclui a Promotora de Justiça, reafirmando o papel do MPSC em defesa da transparência no serviço público.
Vale ressaltar que existe uma notícia de fato em andamento para apurar a legalidade das alterações na Lei Orgânica Municipal que flexibilizaram as exigências para a ocupação dos cargos comissionados em Pinheiro Preto.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis