Todos contra o racismo é tema do novo episódio do Promotor Responde
O combate ao racismo vem sendo debatido de forma mais intensa pela sociedade ao longo das últimas décadas. O racismo é um crime previsto na legislação brasileira desde a Constituição de 1988, e é caracterizado pela Lei n. 7716/89. No quinto episódio do Promotor Responde, Paulo de Tarso Brandão, Procurador de Justiça, debate o tema e explica a atuação do Ministério Público nos casos de discriminação racial.
Conforme explana Brandão, há uma diferença prevista em lei entre o crime de racismo e a injúria racial. O primeiro é cometido quando uma pessoa ofende um grupo específico em razão da sua raça, cor, etnia, religião ou origem, gerando danos coletivos. Já a injúria racial diz respeito à ofensa à honra de um cidadão em virtude de sua raça ou de outros fatores sociais. Tal diferenciação se dá por conta de particularidades especificadas pela lei, muito embora a motivação para os dois tipos seja a mesma, no entanto, ambos segundo decisão recente do Supremo Tribunal Federal são inafiançáveis.
O MPSC atua fortemente no combate ao racismo e, nesse sentido, fundou, em 2020, o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo (NECRIM), grupo especializado na atuação em casos de crimes raciais. Além disso, o grupo também realiza ações preventivas perante a sociedade, como sugerir a vereadores catarinenses e partidos políticos a adoção de medidas contra o racismo e o preconceito.
De acordo com o Procurador de Justiça, "a vítima de racismo tem vários caminhos para denunciar o crime, como o registro da ocorrência na delegacia de polícia. É possível fazer o registro também pelo Disque 100, número que recebe denúncias de violações dos Direitos Humanos. Além disso, pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190, ou através do aplicativo PMSC Cidadão. Mas, caso a pessoa não se sinta confortável ou o atendimento não seja satisfatório na polícia, a vítima pode buscar diretamente a Promotoria de Justiça de sua cidade, ou o NECRIM, e até mesmo a ouvidoria do MPSC".
Para saber mais, clique abaixo e assista a entrevista na íntegra:
Este é o quinto episódio da nova temporada do Promotor Responde, gravado em meados de outubro. Até a próxima sexta-feira (19/11), novos episódios serão publicados no canal do MPSC no YouTube. Para acompanhar esses e outros conteúdos, inscreva-se no canal e receba todas as novidades diretamente na sua página inicial da plataforma.
Aqui você confere o calendário de publicações.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste