Roda de conversa reforça atuação integrada no acolhimento familiar em Santa Catarina

Encontro reuniu profissionais da rede de proteção para discutir alternativas ao acolhimento institucional e fortalecer o trabalho interinstitucional. E encerrou uma programação que começou em agosto e passou por todas as regiões do estado. Agora os 295 municípios do estado foram contemplados com esta capacitação. 
 

01.12.2025 16:30
Publicado em : 
01/12/25 07:30

Profissionais da rede de proteção à infância e juventude participaram, na manhã desta segunda-feira (01/12), em Florianópolis, de uma roda de conversa dedicada ao debate sobre o acolhimento familiar e às alternativas ao acolhimento institucional. A iniciativa foi conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e integra a programação do Grupo Interinstitucional de Acolhimento, que reúne diferentes órgãos e entidades estaduais para fortalecer políticas públicas voltadas à convivência familiar e comunitária.  

Na abertura, o Coordenador do Centro de Apoio da Infância, Juventude e Educação (CIJE), Promotor de Justiça Mateus Minuzzi, destacou que o encontro é um espaço estratégico de escuta e construção coletiva. “Este evento oferece subsídios importantes para o enfrentamento de situações de risco envolvendo crianças e adolescentes. É uma oportunidade de reflexão conjunta sobre os caminhos possíveis para o fortalecimento da rede de proteção”, afirmou. A Promotora de Justiça Luana Pereira Neco da Silva, da 9ª Promotoria de Justiça da Capital também participou da abertura do evento.  

A programação incluiu contextualização normativa, apresentação sobre o funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, relato de municípios e debate entre os participantes. O formato buscou aproximar os profissionais da prática cotidiana, permitindo que dúvidas, desafios e boas práticas fossem compartilhados.  

O evento encerrou uma programação que começou em agosto e passou por todas as regiões do estado. Agora os 295 municípios do estado foram contemplados com esta capacitação. O grupo é coordenado pelo CIJE do MPSC e tem a parceria do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Federação Catarinense dos Municípios, da Federação das Câmaras de Vereadores, do Movimento Nacional pela Convivência Familiar e Comunitária, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais e do Conselho Estadual de Assistência Social.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC