Recomendação do MPSC põe fim a dois casos de nepotismo em Santa Cecília
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve uma importante vitória para a sociedade, acabando com mais um caso de nepotismo no estado. A recomendação feita para que o Prefeito de Santa Cecília exonerasse a sogra e o companheiro dela dos cargos comissionados foi acatada. Ambos não estão mais nas funções.
Até a semana passada, a mulher vinha respondendo pela Secretaria de Administração, e o homem, pela Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, ferindo a legislação municipal, que proíbe expressamente a contratação de parentes do Prefeito para funções comissionadas, em qualquer circunstância.
O Promotor de Justiça Murilo Rodrigues da Rosa destaca a importância do cumprimento da recomendação: "O Ministério Público tem o dever constitucional de fiscalizar a legalidade dos atos administrativos, combatendo práticas que comprometem a probidade na gestão pública, como o nepotismo".
A prática de nomear parentes para cargos de direção, chefia ou assessoramento na administração pública também é vedada pela Súmula Vinculante n. 13 do Supremo Tribunal Federal, por comprometer os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e isonomia no serviço público. "Quando um gestor público utiliza o poder que lhe foi confiado para favorecer pessoas próximas, enfraquece a confiança da sociedade nas instituições e prejudica o funcionamento ético do serviço público", diz o Promotor de Justiça Murilo Rodrigues da Rosa.
O Prefeito de Santa Cecília recebeu a recomendação no dia 16 de maio e a acatou na última quinta-feira (29/5), evitando, assim, outras medidas extrajudiciais e judiciais, como uma ação civil pública por improbidade administrativa. "A municipalidade demonstrou que está aberta ao diálogo institucional e atenta às orientações dos órgãos fiscalizadores", conclui o Promotor de Justiça.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis