Promotoria de Justiça de Rio do Campo segue apuração de crimes ambientais e atua para responsabilizar grupo investigado
A Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Campo segue com as investigações do grupo criminoso responsável por um grande esquema de desmatamento ilegal em área de Mata Atlântica, no município de Santa Terezinha, no Alto Vale do Itajaí, voltado à obtenção de lucro com o comércio ilícito de madeira. Depois da Operação "Silvam Vindicat", deflagrada no último dia 27, as investigações prosseguem em coordenação entre a Promotoria de Justiça, o GAECO e a Polícia Militar Ambiental, com a análise dos dados extraídos dos celulares apreendidos e consolidação das infrações ambientais constatadas, a fim de instruir a denúncia contra os integrantes do grupo.
Confira mais imagens da operação aqui.
A Operação "Silvam Vindicat", deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e pela Polícia Militar Ambiental, cumpriu sete mandados de busca e apreensão. Durante a operação foram apreendidos 7 tratores, 2 caminhões, 1 serraria móvel, 9 motosserras, 5 celulares, 1 computador, 9 armas de fogo, munições e dinheiro em espécie, além de madeira e outros equipamentos usados no esquema. As diligências também demonstraram que o grupo seguia avançando sobre a vegetação nativa, com novos focos de desmatamento em regiões de difícil acesso.
O Promotor de Justiça Felipe Lambert de Faria destacou a importância da operação para desarticular o grupo criminoso, mediante a apreensão de instrumentos que eram empregados na prática de crimes da mesma natureza há anos. Além disso, ressaltou o compromisso do Ministério Público "com a busca pela recomposição do dano ambiental e com a responsabilização daqueles que, ao longo dos anos, têm lucrado com o comércio de madeira oriunda de vegetação nativa, extraída ilegalmente".
Segundo a Polícia Militar Ambiental, estima-se que o grupo tenha desmatado clandestinamente cerca de 1.276 hectares de floresta, utilizando serrarias móveis, veículos adaptados, depósitos camuflados e acessos clandestinos para o escoamento da madeira.
A operação recebeu o nome de "Silvam Vindicat", expressão em latim que significa "a floresta reivindica", simbolizando o resgate da justiça ambiental ¿ especialmente no Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis