Promotoria da Moralidade Administrativa da região de Xanxerê realiza mutirão de reuniões com 16 municípios
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê - que atua de forma regional na área da Moralidade Administrativa -, está realizando um mutirão de reuniões com controladores internos dos 16 municípios que integram as Comarcas de Xanxerê, Abelardo Luz, Ponte Serrada, São Domingos e Xaxim. A ideia é que os municípios adequem possíveis irregularidades apuradas pelo MPSC.
O Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise explica que durante o encontro serão debatidos 50 procedimentos que apuram diferentes situações. "Como, por exemplo, fiscalização de contratos, apuração na escolha de empresa de leilão, fiscalização de bens públicos, irregularidades no pagamento de verbas salariais, apuração do cumprimento de horários e desvios de função", ressalta.
Brandalise ainda destaca a importância desse canal de comunicação com representantes dos municípios de Lajeado Grande, Marema, Xaxim, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão, Coronel Martins, Entre Rios, Galvão, Ipuaçu, São Domingos.
"A iniciativa de realizar uma semana de 'mutirão' tem o objetivo de resolver irregularidades de forma rápida, fortalecer e estimular a atuação das controladorias internas e estruturar uma rede de atenção da moralidade administrativa, com 16 municípios, tudo com o propósito de imprimir uma atuação pautada na eficiência e boa governança social", ressalta.
Ao final de cada reunião, é concedido um prazo para que o município promova as adequações necessárias. "Esse prazo pode variar de 60 a 90 dias, dependendo da complexidade de cada caso", finaliza o Promotor de Justiça.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente