Promotora de Justiça fala sobre participação dos pais no combate à evasão escolar em Rio Negrinho
Com o objetivo de auxiliar no combate à evasão escolar, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Negrinho, a convite da Secretaria Municipal de Educação, realizou palestras nos dias 13, 14 e 15 de março para pais e professores de três escolas públicas municipais da cidade do Planalto Norte catarinense. Os temas abordados foram a participação familiar na escola e os riscos da infrequência. As palestras também marcam o Dia da Escola, celebrado neste 15 de março.
Os encontros, que reuniram mais de 200 participantes, aconteceram nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Prof. Lucinda Maros Pscheidt, Prof. Selma Teixeira Graboski e Prof. Ricardo Hoffmann. As palestras buscaram conscientizar pais, mães e responsáveis sobre a importância da presença familiar na escola, visando ao acompanhamento dos alunos nas atividades pedagógicas durante o ano letivo a fim de evitar ou reduzir a infrequência.
As atividades foram realizadas em uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA), com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negrinho e o programa Busca Ativa, que já vem ministrando palestras desde 2023 com responsáveis por crianças e adolescentes infrequentes, tratando, em especial, sobre as consequências jurídicas da omissão dos pais.
"Neste ano, a pretensão foi educativa, visando à conscientização das famílias no início do ano letivo", explicou a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Negrinho.
Ela reforçou também que "o contato próximo entre escola, família e Ministério Público é essencial para o bom desenvolvimento escolar dos alunos. Neste Dia da Escola, é essencial lembrarmos que a escola não se faz sozinha, sendo imprescindível a participação de toda a comunidade para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes", concluiu.
Atualmente, o programa APOIA está presente nos 295 municípios do estado e atua em parceria com uma rede de articulação para o combate à infrequência escolar, que é composta pelas unidades de ensino, pelos Conselhos Tutelares e pelo MPSC, cada um com responsabilidades definidas em instrumentos próprios.
Conheça o APOIA
O Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) é um instrumento criado pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2001 e tem como objetivo principal comunicar e adotar providências acerca da infrequência escolar de alunos da rede pública e privada de ensino, tendo como público-alvo crianças e adolescentes de 4 a 18 anos que não completaram o ensino obrigatório.
As medidas adotadas pelo programa visam garantir a permanência dos alunos nas unidades de ensino para que concluam todas as etapas da Educação Básica, promovendo o regresso aos bancos escolares daqueles que abandonaram os estudos sem concluí-los integralmente ou que nem os iniciaram.
Como funciona o Sistema APOIA
A unidade escolar, ao constatar a infrequência do aluno, deve preencher o sistema, de forma on-line, e iniciar as diligências para detectar as possíveis causas do abandono e fazer com que o aluno retorne aos bancos escolares.
Não obtendo êxito, a unidade de ensino remete o APOIA ao Conselho Tutelar, que fará diligências com a mesma finalidade. Todo esse processo tem o auxílio do poder público, por meio de ampla articulação com a rede de atendimento local (CRAS, CREAS, CAPS, entre outros).
Se as medidas adotadas pela rede de apoio não surtirem efeito, a Promotoria da Infância e Juventude pode ser acionada para atuar no caso de evasão escolar, para examinar a ocorrência ou não do descumprimento dos deveres da família (como o abandono intelectual, por exemplo).
Dia da Escola
O Dia da Escola, celebrado em 15 de março, foi incluído no calendário nacional para reforçar a importância da escola como um local de aprendizado e desenvolvimento pessoal e coletivo. A educação é um direito social consagrado na Constituição Federal de 1988.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil