Promotora de Justiça fala sobre importância da escuta especializada a servidores de São José do Cedro
A Promotora de Justiça titular de São José do Cedro, Fernanda Silva Villela Vasconcellos, esteve reunida com servidores das áreas da saúde e da educação do município na semana passada. O encontro oportunizou uma conversa sobre o procedimento da escuta especializada, técnica para coleta de relatos de crianças e adolescentes potencialmente vítimas de violência, buscando criar um ambiente acolhedor e humanitário para eles e evitando a revitimização e mais violações de direitos.
A fala da Promotora de Justiça aconteceu a convite do Conselho Tutelar do município. O tema do diálogo foi escolhido porque os servidores presentes no encontro concluíram uma capacitação voltada à escuta especializada. A formação aconteceu em maio, promovida pelo Conselho Tutelar, e a entrega dos certificados aos servidores ocorreu nessa semana, com a presença da Promotora de Justiça.
Ao conversar com os concluintes do curso, Fernanda destacou a importância da coleta adequada do relato espontâneo de crianças e adolescentes, tomando como base a Lei 13.431/2017, que regulamenta a escuta especializada. Com base nessa legislação, a Promotora de Justiça lembrou que os profissionais que receberem relatos de crianças e adolescentes devem, após colher a narrativa espontânea no formato de escuta especializada, registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia, conforme prevê o fluxo do protocolo integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
A ausência de comunicação do professor ou responsável pelo estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche à autoridade competente sobre os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, configura infração administrativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, acrescentou Fernanda.
Outro aspecto sublinhado pela Promotora de Justiça diz respeito ao comportamento do profissional no momento da conversa com a criança. É preciso permitir que o menor de idade faça a narração livre e adequada do fato, de acordo com a sua própria linguagem de compreensão, sem receber sugestões ou induções, disse. O relato deve acontecer em local apropriado, de uma forma protegida e humanizada, para evitar mais violações de direitos, completou.
O curso foi oferecido para profissionais da rede de educação, da saúde, do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social do município. Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social de São José do Cedro, Ana Paula Bianchini comenta que o curso ampara e fornece conhecimentos para aprimorar as habilidades dos profissionais no atendimento a crianças e adolescentes. A presença do Ministério Público de Santa Catarina, na figura da Promotora de Justiça, pode ajudar os profissionais a alinharem a conduta e procedimentos legais junto ao órgão, além de servir como orientação para os casos de atuação do MP em conjunto com as redes de apoio e de proteção, disse.
Quarenta agentes foram capacitados na formação, cujos principais conteúdos foram a dinâmica do processo de revelação espontânea, noções sobre o desenvolvimento das crianças e de sua memória e as fases do procedimento da escuta especializada.
Últimas notícias
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
19/12/2025MPSC obtém decisão que impõe prazo para implementação efetiva do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil