Projeto Semeando Saúde Única nas Crianças é apresentado para estudantes de universidade do Paraná
O projeto "Semeando Saúde Única nas Crianças", da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, foi apresentado recentemente aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Mater Dei (Unimater), em Pato Branco, no Paraná. Ele foi um dos projetos premiados na 3ª edição do Prêmio José Daura, que ocorreu em 2024. A iniciativa, criada pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, busca estimular a atitude responsável nas crianças em relação ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana.
O Promotor de Justiça explica que a apresentação ocorreu a convite da instituição, que teve papel fundamental na implementação do programa e desejava reconhecer e valorizar os resultados obtidos. "A iniciativa ganhou ainda mais notoriedade após ser premiada no Prêmio José Daura. Alunas do curso de Veterinária da Unimater participaram ativamente da execução do projeto em São Lourenço do Oeste, conduzindo dinâmicas com crianças e auxiliando na disseminação de conhecimentos sobre saúde animal e prevenção de doenças zoonóticas, por isso foi importante essa apresentação dos resultados do projeto", avaliou.
Durante o evento, foram apresentados os motivos que levaram à criação do projeto, o processo de execução e os resultados alcançados. A exposição, que teve duração de 40 minutos e foi realizada por meio de slides, destacou como o envolvimento da universidade foi essencial para o sucesso da iniciativa.
"Avalio de forma muito positiva todo o projeto, desde a ideia até a execução. Realmente entendo que é um projeto que faz a diferença na sociedade. Esperamos poder fazer outros projetos em conjunto. Estaremos abertos sempre a ajudar e contribuir", declarou Danilo Amadori, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimater.
Para o Promotor de Justiça, a participação de instituições acadêmicas é fundamental para o desenvolvimento de programas que exigem conhecimentos técnicos específicos. "As crianças que participaram do projeto ficaram muito interessadas, totalmente focadas em saber mais sobre os cuidados com os animais e também sobre doenças que podiam afetar a própria saúde, como a leptospirose, por exemplo. Sem a Unimater, não teríamos conseguido desenvolver essa parte dos projetos nas salas de aula", disse. Ao final, foram feitas homenagens ao coordenador do curso, às alunas envolvidas, ao policial militar e à presidente da ONG que apoiou o projeto.
Como está o projeto atualmente?
O "Semeando Saúde Única nas Escolas" segue em expansão em São Lourenço do Oeste. Em 2025, o programa está em fase de reorganização para ser aplicado em novas escolas, com dinâmicas aprimoradas. A previsão é que novas edições ocorram antes do fim do primeiro semestre e outra em novembro, conforme estabelecido pela lei que tornou o programa parte do currículo da educação municipal na cidade.
Você sabe o que é saúde única?
A saúde única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que tem como objetivo o equilíbrio e a otimização da saúde de pessoas, animais e ecossistemas. A saúde única reconhece que humanos, animais, plantas e meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. a.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente