Projeto Semeando Saúde Única nas Crianças é apresentado para estudantes de universidade do Paraná
O projeto "Semeando Saúde Única nas Crianças", da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, foi apresentado recentemente aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Mater Dei (Unimater), em Pato Branco, no Paraná. Ele foi um dos projetos premiados na 3ª edição do Prêmio José Daura, que ocorreu em 2024. A iniciativa, criada pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, busca estimular a atitude responsável nas crianças em relação ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana.
O Promotor de Justiça explica que a apresentação ocorreu a convite da instituição, que teve papel fundamental na implementação do programa e desejava reconhecer e valorizar os resultados obtidos. "A iniciativa ganhou ainda mais notoriedade após ser premiada no Prêmio José Daura. Alunas do curso de Veterinária da Unimater participaram ativamente da execução do projeto em São Lourenço do Oeste, conduzindo dinâmicas com crianças e auxiliando na disseminação de conhecimentos sobre saúde animal e prevenção de doenças zoonóticas, por isso foi importante essa apresentação dos resultados do projeto", avaliou.
Durante o evento, foram apresentados os motivos que levaram à criação do projeto, o processo de execução e os resultados alcançados. A exposição, que teve duração de 40 minutos e foi realizada por meio de slides, destacou como o envolvimento da universidade foi essencial para o sucesso da iniciativa.
"Avalio de forma muito positiva todo o projeto, desde a ideia até a execução. Realmente entendo que é um projeto que faz a diferença na sociedade. Esperamos poder fazer outros projetos em conjunto. Estaremos abertos sempre a ajudar e contribuir", declarou Danilo Amadori, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimater.
Para o Promotor de Justiça, a participação de instituições acadêmicas é fundamental para o desenvolvimento de programas que exigem conhecimentos técnicos específicos. "As crianças que participaram do projeto ficaram muito interessadas, totalmente focadas em saber mais sobre os cuidados com os animais e também sobre doenças que podiam afetar a própria saúde, como a leptospirose, por exemplo. Sem a Unimater, não teríamos conseguido desenvolver essa parte dos projetos nas salas de aula", disse. Ao final, foram feitas homenagens ao coordenador do curso, às alunas envolvidas, ao policial militar e à presidente da ONG que apoiou o projeto.
Como está o projeto atualmente?
O "Semeando Saúde Única nas Escolas" segue em expansão em São Lourenço do Oeste. Em 2025, o programa está em fase de reorganização para ser aplicado em novas escolas, com dinâmicas aprimoradas. A previsão é que novas edições ocorram antes do fim do primeiro semestre e outra em novembro, conforme estabelecido pela lei que tornou o programa parte do currículo da educação municipal na cidade.
Você sabe o que é saúde única?
A saúde única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que tem como objetivo o equilíbrio e a otimização da saúde de pessoas, animais e ecossistemas. A saúde única reconhece que humanos, animais, plantas e meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. a.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis