Projeto Escola Restaurativa leva escuta, diálogo e promove cultura de paz em escola municipal de Brusque
O Projeto Escola Restaurativa chegou na Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, em Brusque na última quarta-feira (11/06). Mais de 140 participantes entre estudantes, professores, colaboradores e demais integrantes da rede de educação municipal e estadual vivenciaram uma jornada de escuta, pertencimento e construção coletiva de vínculos.
Projeto Escola Restaurativa é uma iniciativa do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do Estado de Santa Catarina (GGJR/SC), executada no âmbito do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), com o apoio do Convênio n. 117/2024. A ação foi viabilizada por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque, a pedido da Promotora de Justiça Fernanda Crevanzi Vailati.
A Promotora de Justiça afirmou que "o projeto é um presente que a gente trás para os alunos e para a escola. E vendo o que vivemos aqui hoje tenho certeza de que vai ecoar daqui para frente".
O objetivo da iniciativa é contribuir para a prevenção de conflitos e violências no contexto escolar, especialmente casos de bullying e exclusão, fortalecendo a cultura de paz e o sentimento de pertencimento entre os alunos. Ao compartilhar experiências e aprender a lidar com o conflito de maneira construtiva, os participantes desenvolvem habilidades socioemocionais fundamentais para uma convivência mais harmoniosa e produtiva.
Esta foi a terceira escola contemplada pelo Projeto Escola Restaurativa em 2025 e marca a 16ª unidade atendida desde o início da iniciativa. A diretora da escola Ângela Weiss avaliou positivamente a experiência: É a primeira vez que recebemos o projeto e a experiência foi muito positiva. As crianças e os professores participaram ativamente. É um momento em que os alunos estão expondo problemas de relacionamento e estão conseguindo falar sobre assuntos que, muitas vezes, não conseguem falar em casa. Importante perceber como eles confiam na escola e estão aproveitando este momento. Estamos felizes com o resultado", disse.
A diretora geral pedagógica da Secretaria de Educação do município, Ivanete Lago Groh falou sobre a importância em dar o primeiro passo. "Foi com muita alegria que recebemos esse convite para participar do projeto. Nós nos encantamos com a possibilidade de acontecer nas escolas do município. Buscamos ter um representante de cada escola municipal para ter o primeiro contato. A reação das crianças também foi linda. Percebemos como estavam contentes com este trabalho. Esperamos que tenhamos motivados os professores que estavam aqui para dar continuidade no projeto".
Fundamentado no art. 70-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Projeto Escola Restaurativa propõe práticas educativas baseadas na escuta, no diálogo e na corresponsabilidade. Com atuação articulada entre o Ministério Público, escolas e gestores públicos, a iniciativa visa transformar a cultura escolar e construir caminhos sustentáveis de paz nas relações.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis