25.09.2025

Projeto Escola Restaurativa celebra três anos de fortalecimento de diálogo e escuta ativa no ambiente escolar

A iniciativa apresenta outra forma de olhar o conflito, demonstrando como a Justiça Restaurativa pode contribuir para a melhoria dos ambientes educacionais e o fortalecimento dos laços interpessoais em Santa Catarina.

"A Escola Restaurativa é mágica, fascinante". "Esse projeto transforma escolas, relações e vidas". "Um projeto que tende a olhar o outro com mais humanidade". "Deixamos de ser uma escola punitiva e passamos a ser uma escola acolhedora". "É um juntar de mãos, que tem o poder de transformação". "Sensibiliza as pessoas, as aproxima, traz amor e a cultura de paz".

Essas são algumas das declarações de pessoas que já participaram de alguma edição do Projeto Escola Restaurativa e falam sobre suas experiências no vídeo que celebra os três anos da iniciativa idealizada pelo Grupo Gestor de Justiça Restaurativa no Estado de Santa Catarina (GGJR-SC).

O projeto - que tem como objetivo promover reflexões e transformar conflitos por meio de rodas de conversa inspiradas na Justiça Restaurativa - é coordenado pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), órgão vinculado ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).


Assista ao vídeo produzido pela equipe de comunicação social do MPSC e conheça mais sobre o projeto.





Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC