Programa "Legislativo em Ação" leva palestras à cidade de Tubarão
O programa "Legislativo em Ação" retornou ao sul do estado de Santa Catarina. Na tarde desta quinta-feira (21/8), Tubarão foi a nona cidade a receber as palestras do programa "Legislativo em Ação". A capacitação, realizada no auditório da Amurel, teve como objetivo qualificar vereadores, servidores de câmaras municipais, agentes políticos e representantes de instituições parceiras, com foco no fortalecimento da atuação do Legislativo regional.
A iniciativa, que busca promover melhoria na governança, transparência e na participação cidadã, é resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante o evento em Tubarão, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), Promotor de Justiça Marcio Vieira, apresentou a palestra sobre ''Moralidade Administrativa''.
Marcio destacou o retorno do "Legislativo em Ação" - que teve início em Criciúma - ao sul do Estado. "Retornamos ao sul do Estado com o propósito de deixar uma contribuição concreta e uma mensagem simbólica: juntos, somos mais fortes na defesa da ética, da moralidade e do patrimônio público", afirmou.
Segundo o Coordenador do CMA, "a receptividade da região da Amurel nos surpreendeu positivamente, revelando o compromisso dos agentes públicos locais com uma atuação legislativa mais qualificada, transparente e voltada ao interesse coletivo", concluiu Marcio Vieira.
Ainda nesta edição do programa, o doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor José Roberto Paludo, ministrou a palestra sobre ''Planejamento de Mandato''.
O Seminário ''Legislativo em Ação'' continua percorrendo diferentes cidades e regiões de Santa Catarina com uma programação direcionada à ética na administração pública e ao planejamento de mandatos. Tubarão foi o nono município catarinense a receber o programa.
Com o propósito de reforçar o compromisso com a qualificação dos agentes públicos e aprimorar a atuação parlamentar nos municípios catarinenses, o programa ''Legislativo em Ação'' segue seu cronograma com novas edições previstas em outras cidades do estado.
Parcerias consolidadas
O programa ''Legislativo em Ação'', desenvolvido há mais de quatro anos, tem como objetivo qualificar vereadores e servidores de câmaras municipais, bem como agentes políticos e a sociedade em geral.
O projeto conta com o apoio do Programa ''Qualifica'', que é resultado da cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), juntamente com a União de Vereadores (Uvesc) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente