Primeiras palestras do projeto "Maria e o Crush Perfeito" marcam abertura do Agosto Lilás em Vitor Meireles, no Alto Vale
"Levar esse tema para dentro das escolas é uma forma de prevenir e salvar vidas. Quanto mais cedo os adolescentes aprenderem a identificar sinais de relacionamentos abusivos, mais fortalecida estará a nossa rede de proteção". A fala da Promotora de Justiça Cassilda Maria de Carvalho Santiago Dallagnolo marcou a abertura oficial do projeto "Maria e o Crush Perfeito", realizada nesta sexta-feira (20/8) em duas escolas de Vitor Meireles.
Pela manhã, a ação foi na Escola Estadual Básica Professor João Vendrami, na localidade de Barra da Prata, a cerca de 50 quilômetros do Centro do município. No período vespertino, a palestra foi na Escola Estadual Victor Meirelles, na área central da cidade.
Na plateia, olhares e ouvidos atentos acompanhavam cada detalhe da palestra. Cerca de 200 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e participar ativamente do debate.
"Aprendi muito e levarei essas informações adiante", disse a aluna do terceiro ano do ensino médio Letícia Gabrieli da Rocha.
A ação, desenvolvida em parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Poder Judiciário, abriu a programação do Agosto Lilás na comarca e reuniu estudantes, professores e equipes da rede de proteção para dialogar sobre a prevenção da violência doméstica e a identificação de sinais de relacionamentos abusivos ainda na adolescência.
"Foi muito legal receber o Ministério Público e a Justiça na minha escola. Achei bem clara a mensagem e lá na frente, quando eu vier a me relacionar com alguém, eu saberei identificar relacionamentos abusivos", ressaltou a aluna Djulia Beatriz Prange, do nono ano.
"O projeto integra os esforços dos programas 'Oi, Meu Nome é Maria' (MPSC) e 'Crush Perfeito' (TJ), com a proposta de levar informação acessível e linguagem próxima à realidade dos adolescentes. Nosso objetivo é mostrar que o respeito é a base de qualquer relacionamento saudável. Quando os adolescentes entendem que ciúmes em excesso, chantagens e humilhações não são prova de amor, mas sim sinais de alerta, damos um passo importante na prevenção da violência", destacou a Juíza de Direito Isabela Ferreira Sauer.
Temas abordados
Durante os encontros, foram apresentados exemplos práticos de comportamentos que podem indicar relações abusivas, como ciúmes excessivos, humilhações e tentativas de controle da vida do(a) parceiro(a). Também foram discutidas formas de apoio a colegas em situação de vulnerabilidade e os canais de denúncia e acolhimento disponíveis.
"Eu não sabia que certas atitudes também eram violência. Achei que era só quando alguém batia, mas aprendi que humilhar e controlar também faz mal", disse a aluna Letícia.
Para os professores e diretores, as palestras terão impacto no ambiente escolar. "Esses encontros ajudam a escola a reforçar valores de respeito e igualdade no dia a dia. É uma forma de preparar nossos alunos para viverem relações mais justas e saudáveis", destacou Vanderléia Dias, Diretora da EEB Professor João Vendrami.
Projeto terá continuidade
As palestras em Vitor Meirelles inauguraram o ciclo de cinco encontros previstos para os quatro municípios da Comarca de Presidente Getúlio - Vitor Meireles, Dona Emma, Witmarsum e Presidente Getúlio. O objetivo é multiplicar o conhecimento e ampliar a conscientização sobre relacionamentos saudáveis, prevenindo a violência doméstica desde a adolescência.
Na segunda-feira (25/8), os encontros serão em Dona Emma (período matutino) e Witmarsum (vespertino). Na quarta-feira (27/8), a palestra será na cidade de Presidente Getúlio, na Escola Municipal de Educação Básica Tancredo Neves.
"Nos próximos meses, outras escolas também receberão a presença da Promotoria de Justiça e do Poder Judiciário, porque o projeto continua. Nosso compromisso é levar essa mensagem de prevenção e conscientização a cada vez mais jovens, construindo juntos uma rede de proteção mais forte contra a violência", informou a Promotora de Justiça Cassilda Maria de Carvalho Santiago Dallagnolo.
"Na abertura do projeto, nós entregamos a cartilha que foi idealizada pela Promotoria de Justiça de São José do Cedro, no Extremo Oeste do estado. É um material que o MPSC tem distribuído para todas Promotorias de Justiça e com certeza vai contribuir para o desenvolvimento do projeto aqui na Comarca de Presidente Getúlio", disse o Assistente da 2ª Promotoria de Justiça, Samuel Muniz dos Santos.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores