Prêmio Lume: Escola de São José do Cerrito se destaca no Planalto Serrano
São José do Cerrito é uma cidade da Comarca de Lages que se destaca na produção de grãos e agora também possui uma escola referência pelas boas práticas em alfabetização. Essa escola, chamada Sebastião da Silva Ortiz, foi a vencedora da 2ª edição do Prêmio Lume entre as redes municipais do Planalto Serrano por aplicar métodos comprovadamente eficientes para ensinar os alunos das séries iniciais a ler e escrever com diligência.
O Promotor de Justiça Giancarlo Rosa Oliveira foi até a instituição de ensino entregar um kit com um tablet, cinco smartphones e estojos de canetas coloridas como premiação, pois o Prêmio Lume é coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ele atua na área da infância e juventude e destacou o compromisso da escola com um aprendizado eficiente. "A educação é a base de tudo, e esse resultado foi obtido graças à união de esforços entre os professores e gestores, fazendo com que as crianças estejam motivadas para aprender. Sinto uma enorme felicidade por ter uma escola da minha comarca recebendo esse prêmio, que recompensa todo o trabalho realizado no dia a dia", disse.
A placa alusiva à conquista do Prêmio Lume está fixada logo na entrada, e a direção preparou uma faixa de agradecimento com as seguintes palavras: "Este reconhecimento reforça o nosso propósito de servir à escola Sebastião da Silva Ortiz com integridade, dedicação e responsabilidade".
Os alunos Samuel e Isabela, que em 2023 fizeram a avaliação Alfabetiza SC, ajudando a escola a chegar à fase final do Prêmio Lume, expressaram a alegria com a conquista. "Fiquei muito feliz em saber que nossa escola foi reconhecida. Isso mostra que nosso esforço valeu a pena", disse o Samuel. "Os professores sempre nos incentivam a ler e escrever, por isso o prêmio também é deles", acrescentou a Isabela.
A professora Juliana diz que o incentivo à leitura foi decisivo para a conquista. "Todos os projetos internos que instigam os alunos a se interessar pelos livros, como os espaços criados especialmente para essa finalidade, agregaram para que a escola se tornasse referência em alfabetização na região", disse.
A Diretora Iracy Jentig, que assumiu o cargo no início deste ano, diz que o kit do Prêmio Lume chegou em boa hora. "Esses materiais vão nos ajudar a dar ainda mais ênfase nos trabalhos pedagógicos, sendo um suporte importantíssimo para melhorarmos ainda mais e seguirmos sendo uma escola destaque", finalizou.
Sobre o Prêmio Lume
O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A 2ª edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do Ensino Fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC.
A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
Houve três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço não Observado de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores, através da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião se tornaram vencedoras.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis