Prêmio Lume: Alunos da Escola Santa Terezinha, em Curitibanos, recebem kit e se divertem com canetas coloridas
Os alunos do quarto ano 1 da Escola de Educação Básica Santa Terezinha, em Curitibanos, viveram uma manhã diferente. Eles foram chamados à biblioteca para receber do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) o kit alusivo à conquista da 2ª edição do Prêmio Lume, pois, em 2023, ajudaram a instituição de ensino a ser reconhecida como referência máxima em alfabetização entre todas as escolas da rede estadual no Planalto Serrano.
Na época, eles estavam no segundo ano e tiveram um ótimo desempenho na avaliação Alfabetiza SC, levando a escola para a fase final do prêmio. Agora, eles têm à disposição um tablet, cinco smartphones e vários estojos de canetas coloridas para agregar nos estudos. A Maria Joaquina se sente feliz por ter contribuído para a conquista. "A escola é uma segunda casa, onde formei uma nova família, por isso me sinto feliz", disse ela.
O kit foi entregue pela Promotora de Justiça Mariana Pagnan Silva de Faria, que atua na área da infância e juventude na comarca. "O Ministério Público de Santa Catarina acompanha o sistema educacional, e o prêmio é conferido para as escolas que atingem determinadas metas que confirmam a qualidade do ensino, por isso é gratificante termos uma escola do nosso município e comarca entre as vencedoras e esperamos que esse kit ajude no desenvolvimento do ensino", declarou.
A Promotora de Justiça interagiu com a turma e ficou impressionada com o interesse pelas canetas coloridas. "Em uma era totalmente tecnológica, é muito bom ver crianças dando mais atenção para materiais escolares do que para tablets e smartphones. Isso valoriza muito o trabalho dos professores e gestores", concluiu.
Enquanto escreviam ou resolviam equações matemáticas com as canetas, os alunos falavam sobre os estudos, a escola que tanto amam e o Prêmio Lume. A Alice comentou que "é preciso estudar para ser alguém na vida". Já o Kaan disse que "a escola é uma casa onde se aprende", e a Valentina frisou que "foi muito importante ganhar o prêmio para tornar a escola mais reconhecida".
Tudo foi acompanhado de perto pela professora Silvana Aparecida da Silva, que dava aula para a turma em 2023, e pela professora Dalvana Medeiro Leite, que leciona para a classe atualmente. Elas comentaram que se sentem felizes e realizadas por verem o crescimento dos estudantes.
A Diretora Daniela Isana Longhi Loesch finalizou dizendo que o kit do Prêmio Lume chegou em boa hora. "Esses aparelhos e materiais serão usados por várias turmas aqui da escola, contribuindo no processo de aprendizado dos alunos".
Sobre o Prêmio Lume
O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A 2ª edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do Ensino Fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC.
A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
Houve três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço não Observado de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores, através da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião se tornaram vencedoras.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis