Porto Belo acata recomendação do MPSC e revoga decreto que limitava horário de funcionamento do Conselho Tutelar
Como recomendado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Poder Executivo de Porto Belo revogou um decreto municipal que estabelecia o horário de atendimento do Conselho Tutelar das 8h às 14h durante a temporada de verão, até o dia 7 de março de 2025. Na recomendação, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo, embasada por um estudo técnico-jurídico do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do MPSC, sustentou que o horário reduzido, além de comprometer a eficiência e a abrangência do atendimento prestado pelo Conselho Tutelar, que é essencial para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, contrariava a própria legislação municipal.
Conforme a Promotora de Justiça Lenice Born da Silva, a Lei Municipal n. 2753/2019 estabelece uma carga horária de 40 horas semanais para os Conselheiros, com escalas de sobreaviso idênticas, proibindo qualquer tratamento desigual. No entanto, ao limitar o atendimento a seis horas diárias, o Executivo reduziu a carga horária para 30 horas semanais.
"Há lei municipal que fixa uma jornada de trabalho específica, e somente uma alteração que passe pelo mesmo processo legislativo é que poderia alterá-la, e não um decreto", completou a Promotora de Justiça.
Acrescentou, ainda, que tamanha redução de horário inviabiliza a prestação de um serviço amplo e eficiente à população, levando em conta todas as funções atribuídas ao Conselho Tutelar, mesmo prevendo o sobreaviso. "Situações que colocam em risco os direitos das crianças e adolescentes, infelizmente, não têm hora ou local para ocorrer e, ao serem perpetrados, devem ser noticiados às autoridades e as providências de defesa de seus direitos devem ser o quanto antes tomadas", asseverou.
Diante da recomendação do Ministério Público, a administração municipal revogou o decreto, retomando a carga horária de 40 horas semanais para os Conselheiros Tutelares.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis