Por dentro do MPSC apresenta a Instituição a alunos da Univali
Com o intuito de aproximar os universitários e fortalecer o papel do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na sociedade, a Instituição recebeu a visita de estudantes de Direito da Univali Grande Florianópolis. Nesta quarta-feira (10/9), eles conheceram tanto a estrutura quanto o funcionamento do MP.
A Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lucia Anilda Miguel, deu as boas-vindas aos universitários. Após apresentar um vídeo institucional, com o qual puderam entender a atuação do MPSC, a Gerente e os estudantes tiveram um bate-papo.
Em seguida, o Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, compartilhou com os alunos algumas estratégias que, para ele, foram essenciais para a aprovação no concurso. O Diretor do CEAF deu um conselho aos estudantes que desejam participar dos certames. "Cada um tem o seu modo de ser, seu caminho, tempo e suas dificuldades. É preciso estar bem emocionalmente, estudar e acreditar no seu potencial", completou.
Durante a visita, a residente em Administração Carolina Machado Dias Cardoso explicou os programas de estágio e residência que o MPSC oferece. Já o estagiário em História Pedro Floriano Oliveira conduziu uma apresentação sobre memorial e patrimônio histórico.
Foi um dia em que os universitários adquiriram bons ensinamentos. Gabrielli Cristina, que quer se tornar Promotora de Justiça, conta como foi a experiência na Instituição. "Alcançou bastante a minha expectativa. O feedback que o Promotor de Justiça Stefano passou acalma a gente e dá uma animação", disse.
Para Cinira Baader, foi interessante conhecer as diferentes áreas de atuação do MP. "Ouvindo diferentes pessoas que trabalham dentro do Ministério Público, como é a perspectiva interna e o trabalho junto à sociedade, transforma a concepção que a gente tem de fora", declarou.
A professora da turma, Aline Camargo, ressaltou a importância do encontro para o aprendizado dos alunos. "Momentos como esse são justamente para demonstrar o quão grande são as áreas de atuação para quem é formado em Direito. Eles se sentem acolhidos com essas visitas", afirmou. Ao final, os universitários conheceram a estrutura da Instituição, como o auditório do da Procuradoria-Geral de Justiça e a Biblioteca Ruy Olimpo de Oliveira, localizada no edifício Casa do Barão.
Sobre o programa "Por dentro do MPSC"
Estudantes de todos os cursos de nível superior podem participar do programa "Por dentro do MPSC", uma visita à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. A iniciativa busca apresentar o papel constitucional da Instituição, orientar sobre o exercício de direitos e cidadania e esclarecer dúvidas sobre a atuação do órgão, fortalecendo tanto o MPSC quanto a democracia. Interessados em participar do projeto devem preencher um formulário on-line. É necessário que um representante do grupo ou da organização faça a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis