Podcast Momento MP celebra Dia do Ministério Público com bate-papo com Procurador-Geral de Justiça, Conselheiro do CNJ e Promotores de Justiça
O episódio desta semana do podcast Momento MP está especial. Em comemoração ao Dia do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro, o programa convidou o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, o Promotor de Justiça Ricardo Paladino, da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, a Promotora de Justiça Rachel Urquiza Rodrigues de Medeiros, Assessora da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, e o Promotor de Justiça do MP da Bahia e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) João Paulo Schoucair para falar sobre as suas experiências na Instituição.
"O que me moveu a ingressar no Ministério Público foi a vontade de contribuir com uma sociedade melhor", disse o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano. O PGJ ingressou na Instituição em 1990 e atuou como Promotor de Justiça em diversas regiões do Estado. Em 2010, foi promovido a Procurador de Justiça. Integrante de comissões e de forças-tarefa, Trajano ocupou inúmeros cargos ao longo dos anos. No episódio, também reforçou a peculiaridade do MP brasileiro em atuar não apenas com a criminalidade, mas em todas as áreas relacionadas à coletividade.
O Promotor de Justiça Ricardo Paladino compartilhou algumas de suas experiências no Tribunal do Júri, esclarecendo atribuições como a possibilidade de absolvição em uma sessão do júri. "O Ministério Público também atua como fiscal dos direitos do próprio acusado", afirmou. Membro do Ministério Público de Santa Catarina há 23 anos, já atuou nos municípios de Correia Pinto, Ponte Serrada, Campos Novos e Curitibanos, estando em Joinville desde 2011. Paladino já foi Secretário-Geral da Instituição, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa e Coordenador do Núcleo Regional do GAECO por três anos.
Os desafios e as conquistas das mulheres no MPSC foram abordados pela Promotora de Justiça Rachel Urquiza Rodrigues de Medeiros. "Eu sempre procurei não perder a minha essência e equilibrar a natureza feminina em um ambiente ocupado principalmente por homens. Nós, mulheres, temos muito potencial a oferecer", afirmou. Promotora de Justiça desde 2011, atuou em Blumenau, Taió, Garuva, Canoinhas, Trombudo Central, Araquari, São Francisco do Sul e Chapecó. Já integrou também o Conselho Consultivo do CECCON, o Centro de Apoio de Constitucionalidade. Já fez parte também de inúmeras comissões e está desde junho deste ano atuando na Suprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC.
O Promotor de Justiça do MP da Bahia e Conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair esteve no MPSC conversando com os novos Promotores de Justiça e também foi convidado a compartilhar a sua vivência no Conselho Nacional de Justiça e a sua atuação como Promotor de Justiça da Bahia. "O CNJ não somente pune juízes que transgridem, mas também é responsável por fiscalizar e estabelecer as políticas judiciárias".
Os entrevistados também falaram sobre o trabalho dedicado à população, bem como sobre experiências no Tribunal do Júri e nas demais áreas de atuação. Para assistir ao episódio na íntegra, acesse o vídeo abaixo.
Momento MP
O podcast Momento MP é um espaço de divulgação dos resultados e da atuação do Ministério Público de Santa Catarina. Visando a aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em uma conversa com linguagem simples e objetiva. Os episódios são lançados quinzenalmente e têm duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível no YouTube.
Últimas notícias
07/04/2026Definida data da posse do Procurador de Justiça Andreas Eisele como Desembargador do TJSC
06/04/2026MPSC e ACMP lançam 3º edição do Prêmio de Jornalismo no Dia do Jornalista
07/04/2026CyberGAECO deflagra a Operação Aurora que investiga crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil
07/04/2026Autocomposição entre MPSC e Município de Joinville garante melhorias em praças públicas
07/04/2026Operação Mensageiro: MPSC firma acordos com investigados para ressarcir mais de R$ 8 milhões ao Município de Lages
06/04/2026Aviso de pauta: Luiz Augusto Farias Nagel, Rogério Ponzi Seligman e George André Franzoni Gil tomam posse como Procuradores de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste